ARARIPINA

ARARIPINA

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

IBGE - PERNAMBUCO TEM POPULAÇÃO ESTIMADA DE 9,5 MILHÕES DE HABITANTES - RECIFE TEM 1,5 MILHÃO


Pernambuco registrou 9.562.007 habitantes em 2025, segundo as Estimativas da População, divulgadas nesta quinta-feira (28), pelo IBGE. O resultado representa crescimento de 0,24% em relação ao ano passado.

O Recife, por sua vez, tem população estimada de 1.588.376 habitantes, um aumento de 0,04% em relação ao último ano. A cidade é a nona capital com mais habitantes do Brasil e a terceira do Nordeste, perdendo apenas para Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Entre as Regiões Metropolitanas, o Grande Recife aparece em sétimo lugar, com 3.961.730 habitantes nos municípios que o integram – um número 0,19% maior que o do ano passado. A RM do Recife é, também, a segunda Região Metropolitana com mais habitantes do Nordeste, atrás apenas da RM de Fortaleza.

Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ocupa a 13ª posição na lista municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais, com 684.293 habitantes.

Brasil

A população do Brasil, por sua vez, cresceu 0,39%, chegando a 213,4 milhões de habitantes. A pesquisa revela também o contingente populacional de todos os municípios do país, que agora somam 5.571 com a criação de Boa Esperança do Norte (MT), considerando também o Distrito Federal e o distrito de Fernando de Noronha. O novo município tem 5.877 habitantes.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.

As Estimativas da População mostram que as 27 capitais estaduais concentraram 49,3 milhões de habitantes em 2025, o equivalente a quase um quarto (23,1%) da população total do país.

Veja também:



O crescimento populacional das capitais com mais de um milhão de habitantes ficou abaixo de 1%, com exceção de Manaus (AM), que cresceu 1,05%. Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) foram as cinco capitais com perda na população em relação a 2024, respectivamente, -0,18%, -0,02%, -0,09%, -0,04% e -0,14%.

Já Boa Vista (RR) é a capital com maior taxa de crescimento de 2024 para 2025, com ganho populacional de 3,26%. Outras altas mais expressivas foram em Florianópolis (SC), 1,93%, Palmas (TO), 1,51% e Cuiabá (MT), 1,31%.

Fonte - Diário de Pernambuco

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

ARARIPINA - ORGULHO DE SER SESI ABRE AS PORTAS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR


A integração entre arte, ciência e cultura ganha vida por meio de projetos inovadores que unem criatividade, conhecimento e protagonismo estudantil dos alunos do SESI Araripina que participaram nesta quarta-feira, 27, do projeto Orgulho de ser SESI e abriram as portas da escola para toda a comunidade escolar.

Foram apresentados seis projetos educacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Iniciativas como “Sua Cor tem Linguagem” destacam a valorização das identidades africanas e o poder transformador da literatura e da música como instrumentos de expressão e combate ao preconceito. Já o projeto “Ciência em Versos – Cordel e Jogral para Educar e Conscientizar” promove uma experiência única ao aproximar ciência e cultura popular, resgatando tradições brasileiras em uma abordagem educativa e poética. Experiências imersivas como o “Museu das Maravilhas do Oriente”, por sua vez, transportam o público para um cenário mágico, onde conhecimento e imaginação dialogam, inspirando novas formas de ver o presente a partir do passado.

Na mesma linha, projetos como a exposição de Arte Cinética, o espaço de Ciência e Tecnologia e o Cantinho do Estudante ampliam o potencial educativo ao aproximar teoria e prática em atividades dinâmicas. Da robótica educacional ao teatro cômico, passando pelos experimentos de laboratório que despertam a curiosidade e incentivam o raciocínio lógico, cada ação fortalece o protagonismo juvenil e o aprendizado significativo.
A gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira, afirma que essas iniciativas demonstram como a educação, quando aliada à inovação e à cultura, pode transformar a forma de ensinar e aprender, conectando saberes, desenvolvendo habilidades socioemocionais e inspirando futuros agentes de mudança.
Durante todo o dia, a escola SESI Araripina foi visitada por alunos da rede pública e privada que conheceram além da estrutura física, os projetos e apresentações feitos pelos alunos com orientação do corpo docente do SESI.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

POPULAÇÃO BRASILIERA CHEGA A 213,4 MILHÕES DE HABITANTES - ESTIMA IBGE


A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.

A publicação da estimativa populacional no Diário Oficial da União é um requisito do Tribuna de Contas da União e serve como base para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, transferências de recursos da União para os entes federativos.

Para se chegar à estimativa populacional, o IBGE parte do último censo realizado (2022) e faz projeção anual em cima de dados como taxas de mortalidade e nascimento. Os dados também são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os censos.

Na publicação, o IBGE aponta a população de todos os estados, do Distrito Federal, regiões metropolitanas e municípios. Uma novidade de 2025 é a inclusão de Boa Esperança do Norte, com 5.877 habitantes no Mato Grosso, o mais novo município do país, que soma atualmente 5.571 cidades.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, o Brasil vivencia tendência de crescimento cada vez menor.

“Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População”, avalia.

De acordo com o instituto, a população brasileira seguirá em trajetória de crescimento até 2041, atingindo 220,43 milhões de habitantes, passando a encolher a partir de 2042. Em 2070, o país deve ter 199,2 milhões de pessoas.

Destaques

- São Paulo é o estado mais populoso do país, com 46 milhões de habitantes, o que representa 21,6% da população. É quase o mesmo de dizer que um em cada cinco brasileiros mora em São Paulo.

- Roraima, com 738.772, é o estado menos populoso.

- A cidade de São Paulo é a mais populosa do país, com 11,9 milhões de habitantes.

- Se a capital paulista fosse um estado, seria mais populosa do que 23 estados brasileiros, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

- Entre as capitais, Palmas, no Tocantins, tem a menor população, 328,5 mil pessoas.

- Doresópolis, em Minas Gerais, é a menor cidade brasileira, com 1,498 habitantes.

Confira a população de todas as unidades da federação:

São Paulo: 46,1 milhões
Minas Gerais: 21,4 milhões
Rio de Janeiro: 17,2 milhões
Bahia: 14,9 milhões
Paraná: 11,9 milhões
Rio Grande do Sul: 11,2 milhões
Pernambuco: 9,6 milhões
Ceará: 9,3 milhões
Pará: 8,7 milhões
Santa Catarina: 8,2 milhões
Goiás: 7,4 milhões
Maranhão: 7,0 milhões
Amazonas: 4,3 milhões
Paraíba: 4,2 milhões
Espírito Santo: 4,1 milhões
Mato Grosso: 3,9 milhões
Rio Grande do Norte: 3,5 milhões
Piauí: 3,4 milhões
Alagoas: 3,2 milhões
Distrito Federal: 3,0 milhões
Mato Grosso do Sul: 2,9 milhões
Sergipe: 2,3 milhões
Rondônia: 1,8 milhão
Tocantins: 1,6 milhão
Acre: 884,4 mil
Amapá: 806,5 mil
Roraima: 738,8 mil

Fonte - Agência Brasil

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

ARARIPINA - PREFEITURA E SISAR REALIZAM 1º ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES RURAIS E URBANAS DO SERTÃO CENTRAL E DO ARARIPE


A Prefeitura de Araripina, em parceria com o SISAR, realizará neste domingo (31), às 8h da manhã, na quadra da AEDA, o Encontrão Regional de Mulheres Rurais e Urbanas, uma edição especial dedicada à Celebração da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento tem como propósito promover inclusão sociopolítica, empoderamento feminino e fortalecer a participação das mulheres de diferentes comunidades rurais e urbanas.

De acordo com a programação, o encontro reunirá mulheres pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, agricultoras familiares e representantes de diversas associações, promovendo atividades recreativas, sociais, interativas e de integração. A iniciativa é pensada para valorizar a diversidade, estimular o diálogo e assegurar espaço de protagonismo às mulheres, dentro do contexto das políticas afirmativas que buscam reduzir desigualdades históricas.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância do evento para o município. “Esse encontro é um marco de respeito e valorização à mulher araripinense, sobretudo àquelas que historicamente tiveram menos oportunidades. A nossa gestão está comprometida em abrir espaços e criar condições para que todas possam se sentir incluídas e respeitadas em sua identidade e trajetória”, afirmou.

A secretária da Mulher, Kaline Barros, reforçou que o encontro vai além da celebração, sendo um momento de conscientização e fortalecimento. “Mais do que comemorar, é um espaço de reflexão, união e troca de experiências. Queremos que cada mulher saia daqui se sentindo mais forte, mais confiante e com voz ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

Representando a força das mulheres araripinenses, a liderança comunitária e ativista Nena da Vila Bringel ressaltou o significado do evento. “É uma oportunidade única para reafirmar que as mulheres da zona rural e urbana são protagonistas de suas próprias histórias. Esse encontro fortalece nossas lutas e nos dá ainda mais coragem para seguir em frente”, pontuou.

Com esse formato integrador, o Encontrão Regional de Mulheres se consolida como um espaço de valorização, acolhimento e empoderamento, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover igualdade e oportunidades para todas.

PROGRAMA - AUXÍLIO GÁS SERÁ AMPLIADO PARA BOTIJÃO SER ACESSÍVEL EM TODO PAÍS


O governo federal lançará, na semana que vem, um programa para reformular o Auxílio Gás. A ideia é garantir, às famílias de baixa renda, o acesso ao botijão de gás de cozinha (GLP), em vez de apenas transferir um valor baseado no preço médio nacional.

A proposta foi adiantada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (27), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“O programa está pronto e será lançado na semana que vem. Ele vai crescer gradualmente. Em março, chegará a 15,5 milhões de famílias [mais de 46 milhões de pessoas]”, disse o ministro.

O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda igual ou inferior a meio salário mínimo. Atualmente, são contempladas cerca de 5,6 milhões de famílias, número que, segundo o governo, deverá chegar a mais de 20 milhões. Para o ano que vem, estão previstos R$ 13,6 bilhões em recursos.

Cada família beneficiada recebe, no modelo atual, R$ 108 a cada dois meses. O valor corresponde a 100% do preço médio do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg. Com a mudança, as famílias ganharão um vale crédito, explica o ministro

“Elas [as famílias] receberão uma espécie de vale crédito [a ser usado em distribuidoras cadastradas de revenda] para comprar o gás, bastando apresentar o CPF”, destacou o ministro:

Preço varia de acordo com a região

No modelo atual, o benefício é apenas um subsídio financeiro. O problema, segundo o ministro, é que esse valor fixo, que supostamente equivaleria à média do preço nacional, não é suficiente para comprar o botijão de gás em muitos casos.

Segundo Rui Costa, há localidades onde o preço cobrado pelo botijão de gás está R$ 60 acima do valor médio.

“Estamos falando de um valor médio, no Brasil, entre R$ 105 e R$ 109 o botijão, sendo que ele é vendido em algumas localidades a R$ 160 ou R$ 170. Há uma disparidade muito grande de preço, a depender da distância; da localização da cidade; da região”, argumentou.

“O que o governo vai fazer, portanto, é entregar o botijão às pessoas. Com isso, além dos efeitos econômicos de possibilitar que a pessoa tenha dignidade para cozinhar seus alimentos, vamos reduzir muito o índice de queimaduras de crianças e mulheres em acidentes domésticos que, na busca por alternativas ao botijão de gás, usam líquidos como álcool para cozinhar”, complementou.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - AGRICULTOR MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO NA BR-316 PRÓXIMO A FEIRA NOVA DO SACO


Um acidente de trânsito no final da manhã de ontem, terça-feira 26/08, na BR-316, imediações da Feira Nova do Saco, zona rural de Araripina, deixou uma pessoa morta. A vítima foi identificada por Raimundo Lopes da Silva, de 69 anos, foto acima, agricultor, o qual residia na região da Lagoa de Dentro, zona rural de Araripina.
Conforme informações, a vítima se deslocava em uma motocicleta pela citada rodovia federal, quando foi surpreendido por uma árvore seca caída na pista na sua mão de direção, vindo o mesmo a colidir com os galhos, perder o controle, cair da moto e morrer no local.
O local do acidente foi isolado até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e liberou o corpo do local. A vítima era bastante conhecida na sua comunidade e já foi presidente do CDC, Comissão de Desenvolvimento Comunitário do Sítio Alagoinha.

Por Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Internet

TV 3.0 - NOVA TECNOLOGIA VAI MUDAR FORMA COMO BRASILEIROS ASSISTEM TELEVISÃO


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia vai revolucionar a forma como os brasileiros assistem televisão.

"Com mais interatividade, qualidade de som, imagem superior e maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial", diz a pasta.

Considerada "a televisão do futuro", a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital. Isso deve ser confirmado pelo decreto presidencial. O decreto também deve estabelecer as novas funcionalidade, bem como um cronograma de migração, que deve ser gradativo, começando pelas grandes cidades, como foi com a TV digital. A previsão é que parte da população brasileira já consiga desfrutar da TV 3.0 durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026.

"A televisão aberta da era digital permitirá mais interatividade e personalização, como votações em tempo real, conteúdos estendidos, serviços de governo digital, alertas de emergência, novos recursos de acessibilidade, publicidade e conteúdos personalizados, e até T-commerce, com compras pelo controle remoto. A TV3.0 representa mais do que uma evolução tecnológica, ela simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética", afirma o executivo Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD, em entrevista à Agência Brasil.

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades.

"Isso muda a forma como o telespectador acessa a programação. Em vez de 'caçar' a TV aberta dentro do aparelho, os canais voltam a estar em posição de destaque em um catálogo de aplicativos, com ícones equivalentes aos canais tradicionais. E não é por isso que a troca rápida entre canais desaparecerá: a pesquisa mostrou o quanto é importante manter essa cultura do zapeamento e isso se traduz na troca rápida entre os aplicativos das emissoras na TV 3.0. Esse modelo devolve visibilidade à TV aberta nos receptores e abre espaço para interatividade, personalização e integração com serviços internet", destacou Marcelo Moreno, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenador do GT Codificação de Aplicações do Fórum SBTVD e dos maiores especialistas em TV digital no país.

Retomada do protagonismo

Professor titular do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o engenheiro Guido Lemos, que atuou no desenvolvimento do programa Ginga, incorporado ao padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, avalia que a TV 3.0 pode impulsionar a retomada de relevância da televisão na oferta preferencial de conteúdos, que está sob ameaça com a emergência, cada vez forte, dos serviços de mídia sob demanda (OTT, na sigla em inglês), como os canais de streaming, diretamente instalados nos aparelhos de TV.

"Quando você olha o que que tá acontecendo nas TVs que estão instaladas em várias residências do Brasil, principalmente o pessoal de renda mais alta, que tem acesso à internet e consegue sustentar fluxos de vídeo nos aparelhos de televisão, observa que a maioria dessas TVs não está conectada em antena de recepção de TV aberta", observa.

Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos, o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs, essas que conectam com a internet, que dão prioridade aos aplicativos de OTT. "A proeminência do ícone do DTV Mais na primeira tela, do botão DTV Mais no controle remoto, de certa forma, é uma reconquista do espaço que a TV aberta perdeu na primeira tela e no controle remoto dos receptores de TV. Então, com isso, esse processo de diminuição do número de usuários pode ser revertido", acrescenta Lemos.

Nos últimos anos, a proporção de domicílios brasileiros com sinal de televisão e com assinatura de serviços por TV fechada tem caído, enquanto os serviços de streaming têm aumentado, chegando a quatro de cada dez lares com televisão.

Campo público

No campo público, a TV 3.0 deve assegurar destaque para emissoras de caráter educativo, por meio da criação do que está sendo chamado de Plataforma Comum de Comunicação Pública e do chamado Governo Digital, este último dedicado a garantir acesso a serviços públicos diretamente pela televisão, promovendo maior integração entre Estado e cidadão. Mesmo em localidades onde o sinal de emissoras públicas não chega por antena de radiodifusão, a conexão pela internet poderá suprir essa lacuna.

"Haverá uma plataforma comum que vai compor os canais da União e, com isso, todo televisor que tenha conexão com a internet vai poder acessar o conteúdo dessas emissoras públicas. Cabe destacar que mais de 50% dos televisores hoje no Brasil são conectados à internet", afirma Carlos Neiva vice-presidente de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e coordenador da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados.

"Não serão mais apenas canais, mas aplicativos. E a rede legislativa terá seu aplicativo, a TV Brasil, o Canal Gov. E esses aplicativos terão não apenas o conteúdo linear [grande de programação convencional], mas também o conteúdo por demanda, ou seja, personificado. É a mesma experiência, por exemplo, que você tem no YouTube ou numa plataforma de streaming", acrescenta.

Para viabilizar essa plataforma, segundo Marcelo Moreno, da UFJF, já estão em andamento projetos entre academia e setor privado dedicados a criar aplicativos e ferramentas específicas para a comunicação pública, "garantindo que ela também tire proveito de funcionalidades avançadas como personalização, interatividade e novos formatos audiovisuais".

Principais desafios

Dois desafios fundamentais da TV 3.0, no entanto, estão relacionados aos custos de migração, como licenciamento de tecnologia e aquisição de transmissores, por parte das emissoras, e compra de conversores e receptores, por parte dos usuários. E também a universalização do acesso à internet de qualidade, uma realidade ainda distante do conjunto da população.

Segundo indicador de conectividade significativa criado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que inclui fatores como custo e velocidade da conexão, presença de banda larga fixa nos domicílios e acesso por múltiplos dispositivos, apenas 22% dos indivíduos com 10 anos ou mais no Brasil têm condições satisfatórias de conectividade.

Em duas décadas, a proporção de lares urbanos brasileiros com Internet passou de 13% para 85%, mostra a TIC Domicílios 2024 - cetic.br

Estão nessa situação 73% dos indivíduos da classe A (mais rica), 33% dos habitantes da Região Sul e 28% dos homens, mas apenas com 16% de mulheres, 11% dos que vivem no Nordeste, e 3% dos indivíduos das classes DE (a mais pobre).

Fonte - Agência Brasil  

ARARIPINA - PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2026


Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Araripina promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores para debater as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) referentes ao exercício de 2026. O encontro foi presidido pelo diretor da SESPAN, contador Wilmar Pires, e contou com a participação de autoridades municipais e da população.

Durante a reunião, também foi discutida a nova reforma tributária, reforçando o compromisso da gestão em alinhar as finanças municipais às mudanças legais e garantir maior transparência no uso dos recursos públicos.

A LDO é considerada um instrumento essencial do ciclo orçamentário, pois define as metas e prioridades do governo para o ano seguinte, servindo de base para a elaboração da LOA. Além disso, estabelece limites para os gastos, orienta possíveis alterações na legislação tributária e conecta o planejamento de longo prazo do PPA com o detalhamento das receitas e despesas anuais da LOA.

MARCOLÂNDIA-PI - DUPLA É PRESA EM FLAGRANTE PELA POLÍCIA MILITAR FURTANDO MOTO NO CENTRO


Por volta dos primeiros 00:44 minutos da madrugada de segunda-feira 25/08, a Guarnição de Serviço do GPM de Marcolândia-PI, comandada pelo Sargento Roberto, recebeu uma ligação via celular onde uma pessoa não identificada informou que dois homens estavam empurrando uma motocicleta na Rua Maria Felix da Silva, área central da cidade, e simultaneamente tentando ligá-la nas proximidades da Agência dos Correios. Segundo a polícia a motocicleta em questão trata-se de uma Honda CG 125 de cor branca, e de imediato os policiais foram até o local indicado e ao chegar deparou-se com dois indivíduos em um terreno baldio ao lado dos correios.

Os policiais flagraram os suspeitos cortando os fios da motocicleta e tentando realizar uma ligação direta no veiculo. Durante abordagem nos suspeitos foram encontradas duas facas, uma ignição danificada pertencente à referida motocicleta, um aparelho celular Samsung de cor roxa, e um carregador portátil. Eles foram identificador por D.R.S.S., de 31 anos, solteiro, autônomo, natural de Picos-PI, residente na Avenida Corinto Matos, no Centro de Marcolândia, e G.A.S., de 35 anos, união estável, agricultor, natural de Pio-XI, residente residente na Rua Estevão Avelino de Brito, em Marcolândia-Pi.

Ainda segundo a polícia a vítima foi identificada por D.S.F., de 32 anos, e considerando as evidências do flagrante delito os dois homens foram conduzidos para a Delegacia Regional de polícia civil de Simões-PI, para os procedimentos legais cabíveis, sendo autuados em flagrante por furto qualificado.

Por Fredson Paiva

terça-feira, 26 de agosto de 2025

IPUBI - FESTA DE AGOSTO 2025 - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL


ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL RECUPERA R$ 28 MIL QUE COMERCIANTE TRANSFERIU ERRADO PARA OUTRA PESSOA QUE NÃO QUERIA DEVOLVER


Na manhã da última segunda-feira 24/08, na cidade de Araripina-PE, a equipe da Delegacia, em continuidade às diligências relativas ao B.O. que trata de apropriação indébita de valor oriundo de transferência via PIX equivocada, logrou êxito em localizar a pessoa identificada como C. G.S., apontada como recebedora da quantia de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais), pertencente à vítima A.W.F. S., representante da empresa A.W.F.S.ME.

Durante a diligência, a equipe de investigação manteve contato direto com a mencionada recebedora e com equipe da Delegacia de Garanhuns, localizando seu endereço na cidade de Angelim-PE, ocasião em que foi realizada a negociação para devolução da quantia, logrando-se a recuperação integral do montante transferido. O valor foi devidamente restituído à vítima, cessando assim o prejuízo inicialmente relatado no boletim.

Dessa forma, registra-se que, em razão da devolução da totalidade do numerário, houve a recomposição patrimonial da vítima, sendo sanada a lesão inicialmente comunicada. A ocorrência segue para análise da Autoridade Policial quanto às providências subsequentes cabíveis.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

PERNAMBUCO TEM 90 HOMENS PARA CADA 100 MULHERES - DIZ IBGE


Em Pernambuco, há 90 homens para cada 100 mulheres. As mulheres representam 52,7% da população do estado, enquanto os homens correspondem a 47,3%. 
Os dados foram divulgados na última sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2024. Os números mostram que Pernambuco tem 4,994 milhões de mulheres e 4,487 milhões de homens. É uma população total estimada em 9,481 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Pernambuco tem, proporcionalmente, menos homens do que o Brasil. No país, em média, são 92 homens para cada 100 mulheres.

Leia também



Os recortes por faixas etárias em Pernambuco mostram que quanto mais velha a população, maior a proporção de mulheres. Na população idosa, por exemplo, há 72 homens para cada 100 mulheres com 60 anos ou mais. Entre crianças de 0 a 4 anos, mostra o IBGE, são 95 meninos para 100 meninas. O cenário, no entanto, se inverte na faixa etária de 5 a 13 anos: são 104 meninos para cada 100 meninas. Já na população de 14 a 17 anos, são 115 meninos para cada 100 meninas. Essas duas últimas são as únicas em que a população masculina é maior do que a feminina. Entre 18 e 19 anos, a maioria volta a ser feminina: são 95 homens para cada 100 mulheres.

Os dados do IBGE mostram, ainda, que são:

- 93 homens para cada 100 mulheres na faixa 20 a 24 anos;
- 88 homens para cada 100 mulheres entre os que têm de 25 a 29 anos;
- 94 homens para cada 100 mulheres no recorte de 30 a 39 anos;
- 90 homens para cada 100 mulheres na faixa 40 a 49 anos; e
- 79 homens para cada 100 mulheres na população de 50 a 59 anos.

Nascem menos mulheres, mas os homens morrem mais cedo 

Em todo o mundo, nascem mais homens do que mulheres. Por razões biológicas, nascem de 3% a 5% mais homens do que mulheres. No Brasil, essa proporção se mantém até os 24 anos, quando a população feminina ultrapassa a masculina. Entre os adultos jovens, morrem muito mais meninos que meninas. Essas mortes estão relacionadas às causas não naturais, ou seja, violência e acidentes.

Por outro lado, a expectativa de vida das mulheres é sempre maior do que a dos homens globalmente. Isso é atribuído ao fato de as mulheres se cuidarem mais, se alimentarem melhor e frequentarem mais os médicos. Por isso, na faixa etária acima dos 60 anos, é comum o número de mulheres ser mais elevado.

Com a transição demográfica brasileira - envelhecimento da população e redução dos nascimentos -, essa diferença fica ainda mais evidente. "Nascem mais homens do que mulheres, mas, ao longo da vida, os homens tendem a morrer mais cedo, sobretudo por mortes violentas e acidentes", explicou o analista do IBGE William Kratochwill, que apresentou os novos dados na semana passada. "Por outro lado, as mulheres têm longevidade maior porque tendem a se cuidar mais."

Por Fábio Nóbrega com informações do Estadão Conteúdo

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL E BRIGADA DE INCÊNDIO DO ARARIPE COMBATEM FOCOS NA ÁREA CENTRAL


Na manhã do último dia 14/08, ocorreu um incêndio nas proximidades do Parque Municipal de Araripina-PE. O Secretário de Meio Ambiente, João Dias, informou do ocorrido e pediu que a Patrulha Ambiental fosse até o local, para analisar a situação e se necessário, providenciasse apoio para o devido combate.
Chegando no parque e verificando as condições do fogo, foi notada uma Barreira artificial (asfalto) que proporcionou condições para não permitir a passagem das chamas para o parque, o que seria de extrema dificuldade sua contenção. A Patrulha Ambiental Teve o apoio de dois componentes da Brigada de incêndio do Araripe, onde conseguram debelar o incêndio.
Por Fredson Paiva
Fonte/ Fotos – Patrulha Ambiental

REUNIÃO - LULA REAFIRMA SOBERANIA E DIZ QUE BRASIL NÃO ACEITARÁ OFENSAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera nesta terça-feira (26) a segunda reunião ministerial de 2025. Ao citar a atual política dos Estados Unidos, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, ele afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Lula orientou seus ministros a defenderem a soberania do país em seus discursos públicos.

Para ele, as decisões do presidente estadunidense, Donald Trump, são descabidas. Ainda assim, o governo brasileiro segue à disposição para negociar as questões comerciais.

“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém. É importante saber que o nosso compromisso é com o povo brasileiro”, disse Lula.

“É importante que cada ministro, nas falas que fizerem daqui para frente, façam questão de retratar a soberania desse país. Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo e ofensas, petulância de ninguém. Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. A gente não quer mais. A gente quer esse país democrático e soberano, republicano”, acrescentou.

Exportações

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações sobre o tarifaço, também apresentou números atualizados sobre o impacto das medidas no comércio brasileiro. Segundo ele, 35,6% de tudo que é exportado pelo Brasil ao país norte-americano estão sob uma tarifa de 50%.

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, em 6 de agosto, Trump aplicou uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Além disso, Alckmin explicou que 23,2% das exportações ao país norte-americano são taxados de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, que é aplicada a todos os países, com exceção do Reino Unido. Para aço, alumínio e cobre, por exemplo, a tarifa é de 50%; automóveis e autopeças são taxados em 25%.

O restante dos 41,3% de produtos exportados aos EUA tem uma tarifa de 10%. O vice-presidente lembrou que o governo brasileiro atua para socorrer as empresas impactadas pelo tarifaço.

No último dia 13, Lula assinou a medida provisória que cria o Plano Brasil Soberano. As medidas incluem uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para exportadores, mudança nas regras do seguro de crédito à exportação e em fundos garantidores, suspensão de tributos incidentes sobre insumos importados (drawback) e compras governamentais de gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados.

Além disso, a política de comércio exterior do governo é de abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.

Ainda hoje, Alckmin e outros ministros embarcam para uma viagem ao México, para tratar do potencial de ampliação do comércio entre os dois países. Segundo ele, há possibilidades nas áreas agrícola, de biocombustível, aviação, energia e industrial.

“O presidente Lula tem orientado diálogo permanente, soberania, Brasil não abre mão da sua soberania, Estado de Direito, separação dos poderes, que é a peça basilar do Estado de Direito e, ao mesmo tempo, negociação e diálogo para a gente corrigir essa absoluta distorção da política regulatória”, acrescentou.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - SEPULTADA NO DISTRITO DE GERGELIM MOTOCICLISTA QUE MORREU VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-316


Um acidente de trânsito na noite do último domingo 24/08, na BR-316, imediações do Distrito do Morais, zona rural de Araripina, tirou a vida da professora e motociclista araripinense Iaria Albuquerque, a Iarinha de 26 anos, foto acima, a qual residia no Centro de Araripina-PE. A mesma retornava do 9º Moto Fest de Ouricuri, quando possivelmente ao tentar ultrapassar um caminhão teria perdido o controle da moto, descido um aterro e caído.
Apesar de ser socorrida ainda com vida para a UPA de Araripina, não resistiu à gravidade dos ferimentos e foi a óbito. A PRF junto com a polícia civil foram ao local do acidente e registraram o fato, sendo o caso registrado na DPC local. O sepultamento da jovem aconteceu na tarde desta terça-feira 26/08, no Cemitério do Sítio Gabinete, no Distrito de Gergelim, zona rural do município.

Por Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Internet

EMPREGO - NOVAS VAGAS NA AGÊNCIA DO TRABALHO EM ARARIPINA



QTD. VAGA


01 - Atendente de Padaria

01 - Auxiliar de Cozinha

01 - Auxiliar de Confeiteiro

01 - Auxiliar de Salgadeiro

01 - Auxiliar de Limpeza

01 - Recepcionista Atendente

01 - Auxiliar de Farmácia


OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA DO TRABALHO DE ARARIPINA


Emissão de Carteira de Trabalho Digital ( CTPS) 

O candidato que se interessar pela vaga deverá ir ao atendimento presencial na Agência do Trabalho levando o currículo impresso. A Agência do trabalho de Araripina está localizada à Rua Antônio Alexandre Alves, 385 – CTA - Centro Tecnológico do Araripe. A Agência do Trabalho não está recebendo currículo via e-mail, exceto em casos excepcionais se a vaga for para outro município. Informações pelo fone 87 3873 8385, ou pelo e-mail cvagas.araripina@setec.pe.gov.br 


Por Fredson Paiva 

Fonte - Agência do Trabalho Araripina

ARARIPINA - VEREADOR RODRIGO COBRINHA DEIXA OPOSIÇÃO E ANUNCIA APOIO À GESTÃO DO PREFEITO EVILÁSIO MATEUS


O cenário político de Araripina ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira com a decisão do vereador Rodrigo Cobrinha de deixar a oposição e declarar apoio à gestão do prefeito Evilásio Mateus.

A mudança foi oficializada após uma reunião entre o parlamentar e o chefe do Executivo, marcada por diálogo e compromisso em torno de projetos que buscam fortalecer o desenvolvimento do município.

Segundo Rodrigo Cobrinha, sua decisão foi tomada a partir da análise dos avanços alcançados pela atual administração e da necessidade de unir esforços em prol da população.

“Minha prioridade sempre foi e sempre será o povo de Araripina. Entendi que, ao lado do prefeito Evilásio, poderei contribuir de forma mais efetiva para que nossa cidade continue crescendo”, destacou o vereador.

O prefeito Evilásio Mateus ressaltou a importância do novo apoio na Câmara Municipal.

“Recebemos com alegria a decisão do vereador Rodrigo Cobrinha. Esse gesto mostra que o diálogo e o compromisso com Araripina estão acima de diferenças políticas. Juntos, vamos seguir trabalhando para transformar a vida da nossa gente”, afirmou.

Com a chegada de Rodrigo Cobrinha à base governista, a gestão do prefeito Evilásio Mateus amplia sua articulação política e reforça o clima de cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo em benefício da população araripinense.

PETROLINA - ALUNO DO CAMPUS OURICURI BRILHAM NA ETAPA DO IF SERTÃO PE DOS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS


Entre os dias 18 e 22 de agosto, 44 estudantes do Campus Ouricuri participaram da etapa do IFSertãoPE dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2025), realizada em Petrolina. A delegação competiu em modalidades individuais e coletivas. Confira os nomes dos estudantes que se destacaram e suas respectivas modalidades:

Atletismo
1. Pedro Henrique Nascimento Lima – 800m (ouro) e 200m (prata)

2. Vinícius da Silva Araújo – 5000m (ouro) e 1500m (ouro)

3. Evelly Kiuany da Costa – 200m (bronze), 400m (ouro) e 800m (ouro)

4. Maisa Vitória da Costa – salto em distância (prata)

Jiu-jítsu
1. Pedro Ryan Freire Barboza – ouro

2. Jackson Granja da Silva Junior – ouro


Esporte coletivo
Voleibol feminino – prata

A instituição parabeniza os estudantes e o professor de Educação Física, Norberto Freire (também técnico do voleibol), por representarem muito bem o Campus Ouricuri no evento esportivo. Agradece também aos servidores Kátia Bruna e Elson Lopes, bem como ao motorista Lucas Evangelista, pelo suporte dado à delegação em Petrolina.

O Campus Ouricuri ressalta, ainda, a relevante contribuição do projeto Atletismo Jacaré e das academias de jiu-jítsu Corpo e Mente e BJJ College, responsáveis pela preparação dos discentes nas modalidades de Atletismo e Jiu-jítsu.

SENAI ARARIPINA - ÚLTIMAS VAGAS PARA OS CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS DE ELETROMECÂNICA, ELETROTÉCNICA E LOGÍSTICA


A Escola SENAI Araripina está com as últimas vagas em aberto do processo seletivo de bolsas integrais de estudo em cursos técnicos presenciais nas áreas de Eletromecânica, Eletrotécnica e Logística. As aulas acontecerão nos turnos da tarde e noite, conforme o curso escolhido, e têm como público-alvo estudantes e profissionais que desejam ampliar sua qualificação para o mercado de trabalho.

Para mais informações sobre cada curso, os interessados podem acessar os links abaixo:

Técnico em Eletromecânica
Formar um profissional crítico-reflexivo dotado de uma ampla compreensão dos processos tecnológicos que envolvem os sistemas eletromecânicos, subsidiado pelos fundamentos científicos correspondentes ao Técnico em Eletromecânica, atendendo as normas e padrões técnicos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, contribuindo para a elevação da competitividade da indústria.

Técnico em Eletrotécnica
Formar profissionais crítico-reflexivos dotados de compreensão dos processos tecnológicos que envolvem os sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, subsidiados pelos fundamentos científicos correspondentes ao setor da eletrotécnica, cumprindo a legislação vigente, atendendo parâmetros de eficiência energética, as normas e padrões técnicos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, contribuindo para a elevação da competitividade da indústria.

Técnico em Logística
Formar profissionais capazes de mobilizar e aplicar conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas pelo setor logístico, representado por empresas industriais, de armazenamento, transportes e distribuição.

Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, ter idade mínima de 15 anos e declarar baixa renda. A seleção será feita por ordem de inscrição, e a matrícula será confirmada mediante envio online da documentação solicitada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98159-8838 ou diretamente na unidade do SENAI Araripina, localizada na Via Vicinal, Km 02, Vila Santa Maria.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson