ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 19 de agosto de 2018

SERTÂNIA - PAULO CÂMARA VISITA TRECHOS DAS OBRAS DA ADUTORA DO MOXOTÓ

 
Em Sertânia, o governador Paulo Câmara visitou, na sexta-feira (17.08), a Estação Elevatória I, que fica as margens do Reservatório do Moxotó, no Canal Leste da Transposição. A Estação, que já esta pronta e em pré-funcionamento, bombeia água para a Adutora do Moxotó, que fará chegar a Arcoverde e mais nove municípios. Dessa mesma Estação vai sair a Adutora que abastecerá também o município de Custódia, obra que está em fase de licitação.

"Já chegou água no Cruzeiro do Nordeste e nós temos certeza que até o final do mês vamos ter água chegando em Arcoverde e, esperamos que também, até setembro, todo o trecho até São Caetano esteja devidamente pronto recebendo água nas torneiras das pessoas. Está sendo uma realização muito importante nesse momento de crise que passa o Brasil", afirmou o chefe do Executivo.
Em Arcoverde, a obra beneficiará 400 mil habitantes e contemplará três Estações Elevatórias de Água Bruta e 68 km de adutoras. A intenção é antecipar o início da operação da 1ª Etapa do Sistema Adutor do Agreste, que só seria possível com a conclusão do Ramal do Agreste, com a implantação da Adutora entre o Reservatório de Moxotó.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, reafirmou a relevância da ação para o Estado. "É uma obra importantíssima. Serão mais de 400 mil pernambucanos beneficiados em 10 municípios do Estado, trazendo um alento, uma esperança. Nós vemos que a seca é cíclica, e ela já volta a assolar Pernambuco, então nós precisamos que a água da Transposição tenha utilidade para o povo. De nada adianta uma grande obra se não é útil ao povo".
Já no município de Custódia a obra, que favorecerá 40 mil habitantes, consiste na implantação de captação no canal de aproximação a ser construído na saída do Reservatório de Moxotó, da Transposição do Rio São Francisco, onde será instalada uma Estação Elevatória, que bombeará o reforço de água para o sistema de abastecimento de água da cidade, um total de 82,39 l/s. A obra é de grande importância para a cidade, hoje abastecida em parte por carros pipa, devido a situação de pré-colapso. Também esteve presente no evento Ângelo Ferreira (Prefeito de Sertânia).

Da ASCOM

Nenhum comentário: