ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 15 de março de 2011

ONU - EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL É TEMA DE FÓRUM DA LBV


Com o intuito de disseminar boas práticas para a consecução dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) — metas de progresso social e ambiental estabelecidas, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU) —, em particular do segundo (promover educação básica de qualidade para todos), a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, de 10 de março a 1º de abril, o 8º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 5ª Feira de Inovações em suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), um dos seis principais órgãos da ONU. O evento é voltado para representantes de organizações da sociedade civil, de empresas, de governos e de universidades, tendo como foco de debate o tema “Educação para o desenvolvimento global: um olhar além do intelecto”.

Estão programados encontros em La Paz, na Bolívia (dia 11); em Assunção, no Paraguai (dia 14); no Rio de Janeiro/RJ (dia 28) e em Brasília/DF (dia 30), no Brasil; em Buenos Aires, na Argentina (dia 31); e em Montevidéu, no Uruguai. Também haverá workshops em Porto Alegre/RS, Salvador/BA e São Paulo/SP (dia 1º). A capital paulista, Montes Claros/MG e a cidade do Porto, em Portugal, já sediaram encontros que compõem o calendário oficial do acontecimento.

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade conta com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) na realização do fórum. Os resultados dos encontros serão apresentados pela LBV, por meio de relatório, exposições culturais e fotográficas e vídeos, na Reunião do Alto Nível (High-Level Segment) do Ecosoc, que ocorrerá de junho a julho de 2011, em Genebra, na Suíça.

As inscrições estão abertas. São gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail redesociedadesolidaria@lbv.org.br. Quem quiser obter outras informações sobre o evento e/ou participar dele pode entrar em contato pelo tel. (11) 3225-4743 ou acessar o site www.lbv.org.br.

Rede Sociedade Solidária

Busca integrar, sob a bandeira da solidariedade, o trabalho de organizações de diversos setores sociais, com o fito de contribuir para o alcance dos ODMs. Por isso, promove encontros e motiva ações conjuntas em prol de causas comuns. Fazem parte da rede associações; fundações; cooperativas; entidades de classe, de apoio técnico e de cooperação internacional; movimentos religiosos; governos federal, estaduais e municipais; empresas privadas; e universidades.

Além do intelecto

Referência em educação, a Legião da Boa Vontade possui, em cidades do Brasil e do exterior, uma rede de escolas e de centros comunitários com programas socioeducativos os quais oferecem conteúdo pedagógico de excelência, por meio do qual se atende à potencialidade intelectual de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social. Nessas unidades, aplica-se a linha pedagógica do diretor-presidente da Instituição, o educador José de Paiva Netto, que, há décadas, preconiza a necessidade de se ter um olhar além do intelecto sobre os aspectos que envolvem as temáticas da educação. A proposta educacional do dirigente é formada pela Pedagogia do Afeto (destinada às crianças de até os 10 anos de idade) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (para os indivíduos a partir dos 11 anos). Ao conteúdo curricular é aliado o ensino de valores éticos, ecumênicos e espirituais, com o objetivo de fazer com que os alunos se tornem aptos ao exercício da cidadania plena, conscientes de seus direitos e, principalmente, de seus deveres. Sob o lema “Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração”, as escolas da LBV têm obtido resultados significativos com alunos de todas as faixas etárias, destacando-se a continuidade dos estudos, o índice zero de evasão escolar e ambientes livres de situações de violência e agressividade.

Nenhum comentário: