ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SERTÃO DE PERNAMBUCO - CHAPADA AVALIA EXECUÇÃO DO P1+2 COM AS COMISSÕES MUNICIPAIS E MICROREGIONAIS


Terminou na última terça-feira (29), o Encontro Territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), realizado pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), uma das Unidades Gestoras Territoriais (UGT’s) do Programa em Pernambuco. O encontro aconteceu durante dois dias no município de Ouricuri, Sertão do Estado. Estiveram presentes as comissões que representam os municípios da região do Araripe e do Sub-Médio São Francisco.
Durante o encontro, participantes tiveram a oportunidade de discutir as ações que vêm sendo desenvolvidas nos municípios que estão sendo atendidos pelo P1+2 no território, como também puderam conhecer as atividades previstas pelo Programa. No primeiro dia (28/07), o evento teve a participação do ecólogo e cooperante do Chapada, Dean Medeiros, onde destacou a importância sócio-ambiental do bioma Caatinga. Já o membro da comissão municipal de Arcoverde, Justino Neto, apresentou o modelo de gestão da comissão.
No segundo dia (29/07), a entidade fez uma explanação sobre o trabalho de sistematização de experiências que será feito pela UGT, durante a fase piloto do Programa, a partir das experiências que as agricultoras e os agricultores desenvolvem. Na ocasião, representantes das comissões formaram grupos de trabalho e apontaram as possíveis experiências que poderão ser sistematizadas e publicadas em boletins impressos. A idéia é que esse trabalho seja feito durante a execução do P1+2 no Estado e que ele possa evidenciar e fortalecer o protagonismo das famílias agricultoras, através da disseminação das suas práticas agroecológicas.
O P1+2 é uma ação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), desenvolvido em Pernambuco pelo Chapada, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Mariana Landim – Comunicadora Popular
UGT Chapada/ASA

Nenhum comentário: