ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ASTRONOMIA - ÚLTIMO ECLIPSE LUNAR DO ANO SERÁ SÁBADO ÀS 17:52 E TODOS PERNAMBUCANOS PODERÃO VER


O último eclipse lunar do ano, visível no Estado, poderá ser observado depois de amanhã, a partir das 17h52. Seis telescópios estarão disponíveis para o público na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um deles recém-comprado. O instrumento, que custou R$ 12 mil, aproxima os corpos celestes em 160 vezes. Para astrônomos amadores de Pernambuco, o Celestron de 10 polegadas é o que há de melhor. “É o mais moderno do Estado”, garante o físico da UFRPE Antônio Carlos Miranda. A cobertura do eclipse, adianta Miranda, será de 95%.
“Mas a visibilidade dependerá do tempo”, antecipa. É que, com nuvens, ficará difícil ver o astro escurecer. Quem for à UFRPE, além de telescópios, contará com palestras, exibição de vídeos e até um luau. A programação começa às 17h, com apresentação do físico Alexandre Madeiros, sobre história da ciência. Das 18h às 20h, serão mostrados vídeos sobre astronomia e peça teatral. O luau será um evento paralelo e, se o tempo ajudar, ocorrerá do lado de fora. Terá música ao vivo. Serão mais de 20 canções. “Tudo MPB e com a Lua como tema”, adianta Miranda.
O evento, aberto ao público, terá o apoio do Espaço Ciência, museu interativo destinado ao ensino e divulgação científica. Os quatro telescópios, além da estrela da noite, pertencem à instituição, ligada ao governo do Estado. O Celestron de 10 polegadas é destinado ao curso de física a distância da UFRPE. Com 263 alunos, atende 10 municípios de Pernambuco e dois da Bahia.
Iniciada há dois anos, a primeira turma é formada por professores de física da rede pública. O curso de física a distância, coordenado por Miranda, é ligado ao Departamento de Estatística e Informação da UFRPE. O evento será realizado no auditório e no pátio externo do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da UFRPE. A iniciativa faz parte das atividades preliminares da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que ocorrerá em outubro deste ano, com eventos em várias instituições. A iniciativa no Cegoe terá apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Aqui em Araripina o melhor local para visualização do eclipse será na zona rural, principalmente no sertão e nas serras.


ECLIPSE

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcialmente o cone de sombra projetado pela Terra. Isso ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio desses outros dois corpos. O de sábado será parcial. Ao contrário do eclipse do Sol, o da Lua pode ser observado a olho nu sem riscos para os olhos. O último visível no Estado ocorreu no dia 20 de fevereiro.
O eclipse total da Lua começou 21h34 e teve duração prevista de 30 minutos. O fenômeno foi visto em toda a América do Sul, na parte oriental da América do Norte e nas regiões ocidentais da Europa e da África.

Nenhum comentário: