ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 15 de maio de 2008

SOLENIDADE - PREFEITO VALDEIR BATISTA EMPOSSA AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS


Na última sexta-feira dia 09/05/08, o Prefeito Valdeir Batista empossou os Agentes de Combate às Endemias, que passaram no último concurso da Secretaria de Saúde. A solenidade aconteceu no Restaurante Maria de Ló e contou com a presença de várias autoridades como o Prefeito Valdeir Batista,
do Vice-Prefeito Valmir Lacerda, da Secretária Municipal de Saúde, Mirian Cristina,
da Coordenadora da Atenção Básica Cleydiane Delmondes, Luciano Capitão, chefe da equipe de combate às endemias no município, do Secretário de Planejamento Ronaldo Lacerda, além de todos os Agentes de Combate às Endemias. Após a efetivação dos mesmos, houve um jantar para marcar a data e depois muita comemoração.
Conheça agora um pouco das atribuições dos Agentes de Combate às Endemias. Segundo MP - Medida Provisória 297 de 9 de junho de 2006, o exercício das atividades de Agente de Combate às Endemias-(ACE), dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, e tem como atribuição o exercício das atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde,
desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado. O Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:


1-) Haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada.
2-) Haver concluído o ensino fundamental.


A contratação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias deverá ser precedida de processo seletivo público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades, que atenda aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O trabalho dos ACE é importante no combate ao mosquito da dengue, Aedes Aergypti,
O principal transmissor da dengue e outros vetores que afetam a saúde de nossa população. Os agentes realizam visitas domiciliares e orientam aos moradores a fazer coleta de sangue, fezes e larvas para análises laboratoriais, além de eliminar focos do mosquito.
Estas ações estão inseridas no programa de endemias que atuam no controle de Zoonozes como dengue, raiva, calazar, esquitossomose e leishmanioses.
Podemos dizer que temos uma verdadeira tropa de elite treinada para o combate às endemias aqui em Araripina, proporcionando mais tranqüilidade aos moradores.

Nenhum comentário: