ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 11 de maio de 2008

CULTURA - ARTISTA PLÁSTICO QUE PERCORREU 4 ESTADOS EM UMA CARROÇA CHEGA EM ARARIPINA


O artista plástico do Recife Édson Bernardes está percorrendo todo o nordeste brasileiro em uma carroça adaptada com capota e puxada por um cavalo, carinhosamente chamado pelo dono de “Matuto”. Na capota está desenhado o mapa dos locais onde o artista passou e pouco espaço para desenhar os lugares que ainda estão por vir. A façanha é um projeto e tem até site, www.carrocarte.com.br,
a idéia surgiu para o andarilho pelas histórias contadas pelo seu avô, nas mesas do almoço e jantar. Quando adulto o artista leu diversos livros e teve a idéia de percorrer o seu estado natal, Pernambuco, ampliando os horizontes e foi em frente.
Em cada cidade que chega a primeira providência de Ed, como é conhecido, é livrar o cavalo do peso e colocá-lo em um pasto, para que o mesmo descanse e renove as energias. No momento dessa reportagem o cavalo Matuto não foi fotografado porque estava em um pasto fora da cidade. Matuto anda de 3 a 5 horas por dia sempre no período da manhã e tem uma alimentação balanceada, ração a base de cenoura, usa ferraduras apropriadas e nas cidades que existe cavalaria, o mesmo é deixado lá na permanência do artista no local.
Segundo o artista Édson Bernardes, o horário das viagens é sempre pela manhã e no acostamento das BRs, sendo tudo anotado: horário de saída, de chegada, localização, etc. Segundo ele o projeto fica mais interessante porque o trajeto sempre é feito a cavalo, dando uma complexidade a mais, e com uma moto não seria tão interessante. Ed saiu dia 21 de janeiro de 2006 do Marco Zero no recife e já cruzou Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Houve cidades em que o mesmo permaneceu mais tempo como Fortaleza, Praia de Pipa, campina Grande e outras, porque sendo artista plástico, em cidades maiores a comercialização dos seus quadros também é maior. Outra curiosidade do artista é que além de passar nas cidades, o mesmo registra em fotos, quadros, conversa com os transeuntes para captar um pouquinho da história do lugar e histórias próprias dos moradores, que por sua vez, acolhem e ajudam o viajante.
Da Região do Araripe vai ficar pintado na capota da carroça a imagem do gesso, gipsita e a igreja de Araripina. Quem passa na Praça da igreja matriz sempre pára e olha a carroça improvisada que carrega na parte de cima as 4 bandeiras simbolizando os 4 estados já percorridos e a bandeira do Brasil. O artista tem seus patrocinadores, mas o que realmente dar sustentação ao projeto são os quadros. Depois de Araripina a rota do artista segue até Marcolândia, Picos, Teresina-PI , São Luiz do Maranhão e Bahia. Quem quiser mais informações pode acessar o site www.carrocarte.com.br, ou entrar mesmo pelo orkut pesquisando “matuto ícone do nordeste”.

Nenhum comentário: