ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UNIDADE REGIONAL DO ARARIPE DA FIEPE - CURSO GRATUITO TRATOU SOBRE PREVENÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS


A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco realizou no dia 02 de dezembro o curso “Como prevenir problemas ambientais?” através do Programa de Desenvolvimento Associativo – uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria – CNI e do SEBRAE.

O curso foi ministrado gratuitamente para empresários e funcionários da indústria do Araripe além de estudantes e profissionais de áreas que atuam diretamente com a legislação ambiental. 

Dentre as temáticas abordadas pelo professor Gustavo Henrique Medeiros Rezende, estão os principais problemas ambientais e seus prejuízos para as indústrias, a legislação ambiental brasileira com explicações sobre a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional de Meio Ambiente, Política Nacional de Recursos Hídricos, a Lei de Crimes Ambientais, o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, a Política Nacional de Mudanças Climáticas e a recente Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Novo Código Florestal.

O curso também mostrou os órgãos fiscalizadores nacionais (IBAMA e CONAMA) e estaduais elencando suas atribuições e competências legais, além de instruir os caminhos para obter as licenças ambientais– licença prévia, licença de instalação e licença de operação. De acordo com o professor Gustavo Medeiros, o tema ambiental é e será por muito tempo um elemento presente na indústria mundial. 
“A gestão ambiental traz aspectos positivos como a minimização dos impactos ao meio ambiente, a redução de custos da produção, maior facilidade para obter crédito e principalmente a melhoria nas relações com autoridades públicas e com a comunidade”, destacou.

Este foi o último curso do ano na Unidade Regional do Araripe da FIEPE. Além do tema meio ambiente, outros cursos foram ofertados gratuitamente sobre assuntos relevantes para a indústria: como receber a fiscalização do trabalho, como reduzir a tarifa de energia e como lidar com as NRs que mais impactam na indústria.

Da ASCOM

Nenhum comentário: