ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 21 de maio de 2021

IF SERTÃO CAMPUS OURICURI - ESPECIAL SETE ANOS DO NUPEA E DIA DO APICULTOR OCORRERÁ NA TERÇA-FEIRA 25/05


Nesta terça-feira (25), a partir das 8h, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do IF Sertão – PE Campus Ouricuri e a Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO) com apoio da AGRODOIA, APIME, ONG CAATINGA, ONG CHAPADA, Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, CODEVASF, ICMBio Araripe, SEBRAE e SENAR PE, darão continuidade ao IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe com três oficinas através do Google Meet (o link será disponibilizado aos inscritos) no turno da manhã (8 às 12h) com 50 vagas/oficinas: Mel na Gastronomia com a instrutora Lê Bottaro do SENAR PE; Saboaria artesanal com a instrutora Profa. MSc. Luciene Xavier de Mesquita Carvalho do IFRN Campus Pau do Ferros e Resolução taxonômica aplicada à meliponicultura com os Instrutores MSc. Thiago Mahlmann do INPA e MSc. David Nogueira do IFAM/INPA; no turno da tarde, teremos, às 14h, a palestra intitulada: Propriedades e importância da própolis/geoprópolis do Nordeste Brasileiro com a Profa. Dra. Tania Maria Sarmento Silva da UFRPE e às 15h30min a Mesa Redonda sobre Extensão Rural com o Sr. Antônio Ferreira Coelho Muniz Júnior (SENAR/ PE), Eng. Agr. Juan Batista de Oliveira Farias (IPA/PE) e Prof. DSc. Roberto Henrique Dias da Silva (IFCE Campus Limoeiro do Norte) com 300 vagas/palestra ou mesa redonda.
Confira o currículo dos instrutores e palestrantes:

•Alessandra Barbosa Prando (LÊ BOTTARO)


BIOGRAFIA:


Especialista em produtos da colmeia, gastronomia e cosmetologia;

Proprietária do Ateliê Lê Bottaro (Venda de produtos da colmeia, como mel, própolis, pólen, cera de abelha e cosméticos artesanais a base de mel e de própolis, em Araçatuba);

Instrutora SENAR e Instrutora SEBRAE (SP, MS e PE);

Experiência comprovada na Instrutoria de Cursos e Oficinas nas Áreas da Gastronomia e Faça e Venda;

Vários Cursos na Área De Gestão De Pequenos Negócios, Marketing, Vendas, Criação de Produtos, Economia Doméstica, entre outros.

Tem habilidades em trabalhar com Grupos, Oficinas Coletivas, Palestras e Treinamentos, capacitando para tornar a realidade dos participantes diferentes.



• Profa. MSc. Luciene Xavier de Mesquita Carvalho

BIOGRAFIA:

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2008), mestrado em Ciência Animal (com as áreas de concentração em Sanidade e Produção animal) pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2010), desenvolveu a tese intitulada Características De Qualidade Do Mel De Abelha (Apis mellifera L.) Da Mesorregião Oeste Potiguar Do Estado Do Rio Grande Do Norte, Brasil. Atualmente é Professora do curso Técnico Integrado em Apicultura e subsequente IFRN Pau dos Ferros, encarregada do laboratório de microbiologia da empresa AFICEL - A. Ferreira Ind. Comércio e Exportação Ltda (2010-2011). Já ministrou as disciplinas de microbiologia Agrícola, Apicultura e Sericicultura. Orientou alunos na Graduação de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária com os temas de Apicultura, Meliponicultura e Desenvolvimento Sustentável. Trabalha também com pólen apícola e toxicidade deste para as abelhas.



• MSc. Thiago Mahlmann Vitoriano Lopes Muniz

BIOGRAFIA:

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Mestre em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA (2011). Atualmente desenvolve o projeto de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia/INPA, dando continuidade aos estudos com sistemática de abelhas. Colaborou com o Laboratório de Biologia, Biogeografia e Sistemática de Insetos da Universidade Federal da Bahia (BIOSIS/UFBA), Laboratório de Sistemática de Insetos da Universidade Estadual de Feira de Santana (LASIS/UEFS), Rede Baiana de Polinizadores (REPOL), Grupo de Pesquisas com Abelhas da Universidade Federal do Ceará (GPA/UFC), Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas da Universidade Federal da Bahia (LABEA/UFBA) e com o Grupo de Estudo com Abelhas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Recentemente, iniciou uma colaboração com o Instituto de Investigaciones en Recursos Naturales, Agroecología y Desarrollo Rural, Universidad Nacional de Río Negro (IRNAD/UNRN), San Carlos de Bariloche/Argentina, onde teve a honra de poder contribuir com a fundação da Colección de Entomología del IRNAD (CE-IRNAD), coleção que abriga, principalmente, insetos da Patagônia Argentina. Atualmente, é servidor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atuando como Gerente da Coleção de Invertebrados do Programa de Coleções Zoológicas da Instituição.



• Prof. MSc. David Silva Nogueira

BIOGRAFIA:

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2013), licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2019), mestre em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, 2016) e doutorando em Entomologia pela mesma instituição. É membro do Laboratório de Hymenoptera do INPA, onde estuda/trabalha com taxonomia, filogenia e biogeografia de abelhas sem ferrão na Amazônia. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

• Profa. Dra. Tania Maria Sarmento Silva

BIOGRAFIA:

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Química dos Produtos Naturais, Quimiotaxonomia, ecologia química e atividades biológicas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.



•SR. ANTÔNIO FERREIRA COELHO MUNIZ JÚNIOR

BIOGRAFIA:

- Graduando em Engenharia Florestal (UFRPE)

- Instrutor da área de Apicultura SENAR/SEBRAE (1992 – 2018)

- Chefe da Divisão de Produção Animal da Prefeitura Municipal de Cabo (1997 – 2003)

- Gerente de apoio à produção rural e abaste da Prefeitura Municipal de Cabo (2003 – 2004)

- Coordenador de atividades rurais da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes (2009 – 2014)

- Consultor do projeto de apicultura comunitária da Prefeitura Municipal de Ipojuca (2003)

- Secretário Adjunto de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ipojuca (2013 – 2016)

- Consultor do Projeto Palpe (SEBRAE)

- Palestrante em:

- II Encontro Estadual de Apicultura (Araripina-PE);

- XI Agrinordeste (Tema: Apicultura da Zona da Mata de Pernambuco);

- VI Seminário Potencial Agropecuário do Araripe;

- Presidente da FEAPIPE (Federação das Entidades Apícolas de Pernambuco) de 2005 a 2006


• ENG. AGR. JUAN BATISTA DE OLIVEIRA FARIAS

BIOGRAFIA:

Técnico em Agropecuária;

Engenheiro Agrônomo;

Extensionista Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA;

APICULTOR.



• PROF. DR. ROBERTO HENRIQUE DIAS DA SILVA

BIOGRAFIA:

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1990), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa MG (2018). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Bovinos de Leite, Ovinocultura, Caprinocultura, Forragicultura, Apicultura e Meliponicultura. Atualmente é professor do IFCE - Limoeiro do Norte, nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio e Técnico em Agropecuária nas áreas acima citadas.

Da ASCOM IF Sertão Campus Ouricuri

Nenhum comentário: