ARARIPINA

ARARIPINA

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

COVID-19 - OMS DIZ QUE NÃO EXISTEM EVIDÊNCIA DE TRANSMISSÃO EM ALIMENTOS

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta quinta-feira (12) que não existem evidências que comprovem a transmissão do novo coronavírus por meio de comidas ou alimentos. A declaração foi dada após suposta contaminação do vírus nas exportações brasileiras de carne de frango que foram para a China.

"Não devemos criar a impressão de que há problema com nossa cadeia alimentar", disse. "As pessoas já estão assustadas o suficiente. É importante que rastreemos esses achados, mas é importante que as pessoas sigam suas vidas", afirmou Ryan.

Além disso, a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, revelou que a entidade foi informada sobre os testes chineses feitos nos produtos brasileiros. Porém, dentre todos os testes, menos de dez deram resultado positivo.

"O que sabemos é que a China está testando as embalagens, estão procurando o coronavírus nas embalagens", disse. "O vírus pode ficar nas superfícies por um tempo", ressaltou.

China detecta suposto coronavírus em frango importado do Brasil

As autoridades chinesas anunciaram nesta quinta-feira (13) que detectaram o coronavírus responsável pela Covid-19 em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial, e pela segunda vez em camarões procedentes do Equador.

O vírus estava presente em mostras coletadas na terça-feira de asas de frango congeladas brasileiras, informou em um comunicado a prefeitura de Shenzhen (sul), perto de Hong Kong.

As autoridades informaram que submeteram imediatamente a exames de diagnóstico as pessoas que tiveram contato com os produtos contaminados, assim como seus parentes. Todos os testes apresentaram resultado negativo, segundo o comunicado.

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicou que "não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência", mas acionou todos os mecanismos pertinentes na China para buscar "informações oficiais que esclareçam as circunstâncias da suposta contaminação".

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: