ARARIPINA

ARARIPINA

quinta-feira, 9 de julho de 2020

LIMOEIRO - GRUPO EXPLODE MURO E DETENTOS FOGEM DE PRESÍDIO

Vinte e sete detentos fugiram da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (9). Entre eles está Jerry Adriani Gomes da Silva, mais conhecido como Nego de Lídio, um dos maiores assaltantes de carro forte e homicidas de Pernambuco. Homens que chegaram em um carro, por volta das 3h30, usaram explosivo para abrir um buraco no muro da unidade e metralharam a guarita. O secretário de Justiça do Estado, Pedro Eurico, considerou a ação como "a mais ousada nos últimos 10 anos"

LEIA TAMBÉM





Os bandidos que elaboraram a fuga espalharam dezenas de grampos na pista principal e abandonaram um carro nas proximidades do presídio. Deixaram para trás, ainda, explosivos e cápsulas de bala. Durante a explosão, um cachorro da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) foi morto. Nenhum policial penal ficou ferido.


Em entrevista à Radio Jornal, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que a fuga que ocorreu em Limoeiro "foi uma ação de muita ousadia, aliás, a mais ousada que nós tivemos nos últimos 10 anos" em Pernambuco. "Eles não só explodiram a muralha externa, eles ingressam na unidade e foram diretamente para o pavilhão onde tinham presos de elevada periculosidade, explodiram a parede dessa área e aí conseguiram entrar. Saíram 27 presos e, não vou negar, alguns de elevada periculosidade", afirmou. Ainda segundo Eurico, a ação foi muito bem planejada. "Tipo de ação de assaltantes de banco. Quando eles saíram, colocaram grampos, típica ação de assalto a banco."

A constatação é confirmada pelo PM Ramos, que trabalha na parte externa do presídio. O policial afirma que uma investida como a desta quinta-feira nunca havia acontecido na unidade. "Estou há nove anos aqui no presídio e nunca tinha acontecido isso, foi a primeira vez. Eram muitos. [Eles] arrombaram o muro, mas não chegaram a derrubar. Teve fuga, a gente só não sabe a quantidade de presos." Ele explica que policiais militares e agentes não foram feridos durante a ação, e que a força policial do presídio tentou revidar, mas que o "poder de fuga deles era maior".

O secretário Cícero Márcio de Souza Rodrigues esteve no local. Por meio de nota, a Seres explicou que a evasão se deu por volta das 4h, e que presos foragidos foram identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura. A pasta acrescentou, ainda, que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu.

A secretaria de Justiça pede que, caso os moradores das cidades vizinhas percebam uma movimentação estranha ou tenha informações sobre um dos fugitivos, ligue para o número (81) 3182-7602.
Lista dos fugitivos

1. Cícero Bezerra Luiz

2. Claudivan de Lima

3. Clayton Leandro dos Santos

4. Edicleuvis Araújo de Barros

5. Edvaldo Marques da Silva

6. Fagner Cursino de Azevedo

7. Flavio Manoel dos Santos

8. Geovane de Lima Silva

9. Gilvandro Pequeno da Silva

10. Gleison Florentino Pessoa

11. Jailson da Silva Mendes Gonçalves

12. Jerry Adriani Gomes da Silva

13. Jonatas de Santana Silva

14. José Ailton do Nascimento Costa

15. Jose Claudio Pereira da Silva

16. José Dias do Nascimento

17. José Jadielson Santos de Almeida

18. José Paulo da Silva

19. Juriatan Araujo da Silva

20. Luiz Paulo Raimundo da Silva

21. Marcos Fabio Tenerio Cavalcanti

22. Marcos Rodrigues dos Anjos

23. Ranielly Brito de Azevedo

24. Victor Vinicius Rodrigues Correia

25. Washington Lopes dos Santos

26. Welik Soares da Silva

27. Wanderley Roberto

Nota de esclarecimento

"A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que registrou na manhã desta quinta-feira (09/07) a fuga de 27 detentos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro. A evasão se deu por volta das 4h, através da explosão de um dos muros da unidade prisional.

Os presos foragidos foram identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura. A Seres acrescenta, ainda, que não houve policiais penais feridos e uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu."

Fonte - JC OnLine

Nenhum comentário: