ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

EDUCAÇÃO - ALUNOS DO CAMPUS OURICURI DO IF SERTÃO SÃO PREMIADOS EM SANTA MARIA DA BOA VISTA


Os alunos da Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, José William Ferreira e Thamirys Alves foram premiados em 2º e 3º colocados na modalidade PIBIC CNPq Superior na XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão e VI Jornada de Iniciação à Docência (JINCE/JID) 2018, que ocorreu no último fim de semana em Santa Maria da Boa Vista. Ambos foram orientados pelo professor Renato César da Silva. 

Com o projeto “Modelo de rastreamento in silico para a afinidade de ligação de semioquímicos análogos ao mop”, José William Ferreira conquistou a segunda colocação na JINCE/JID 2018. Ele falou que o objetivo foi descobrir infoquímicos (substâncias odoríferas) para mosquitos antropofílicos por meio da modelagem molecular e Bioinformática. De acordo com o aluno, a triagem de compostos in silico é de suma importância para a entomologia, no que diz respeito ao monitoramento em massa de populações de insetos. José Wiliam Ferreira falou sobre o sentimento por ter conquistado a segunda colocação. “Foi um momento de alegria, pois o reconhecimento em meio a tantos trabalhos sugere que estamos contribuindo de forma significativa para o meio social, científico e acadêmico”, declarou.
Terceira colocada com o projeto “Investigações experimentais das propriedades fotocatalíticas do molibdato de cálcio e prata Ca(1-x)Ag2(x)moo4 para degradação do corante rodamina b”, Thamirys Alves contou sobre a alegria de ter conquistado o resultado e também a respeito do trabalho. “Senti-me bastante feliz com a premiação, pois o reconhecimento estimula o pensamento científico para o desenvolvimento de novas pesquisas. Optei por materiais de baixo custo para a construção de uma caixa fotocatalítica, com o intuito de degradar corantes provenientes de indústrias têxteis, responsáveis pela poluição de ambientes aquáticos”, disse. 

Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri

Nenhum comentário: