ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 15 de abril de 2013

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO ESCRITÓRIO DO ITERPE



Na tarde de sábado (13/04) o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco – ITERPE inaugurou seu escritório local em Araripina para iniciar o processo de regularização fundiária. 

A solenidade contou com a presença do Presidente do ITERPE, Geraldo Gondim, do Presidente do IPA Julio Zoé, do Secretario Estadual de Agricultura e Reforma Agrária Ranilson Ramos, do prefeito de Araripina Alexandre Arraes e diversas outras lideranças como vereadores, presidentes de associações de moradores. 
O ITERPE irá fazer o processo de regularização fundiária na cidade através do Programa Terra Legal – Pernambuco durante dois anos e a expectativa é emitir mais de 7 mil títulos de propriedades, já com os registros em cartório, para que a população, especialmente da zona rural tenha a propriedade das terras devidamente legalizadas e assim acesso à diversos benefícios governamentais como o crédito rural e a previdência social. 

Durante a solenidade prefeito Alexandre Arraes demonstrou imensa alegria pela chegada do ITERPE, pois vai realizar um programa que beneficiará principalmente as pessoas que moram na zona rural e que não teriam condições financeiras de possuir seus títulos de propriedade. “Nossos moradores da zona rural, serras e sítios agora serão assistidos pelo ITERPE e realizarão um antigo sonho de possuir a propriedade de suas terras de maneira gratuita”, afirmou. 

COMBATE À ESTIAGEM 
O Secretario Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) Ranilson Ramos aproveitou a vinda à Araripina para anunciar ações de combate à estiagem que foram solicitadas pelo prefeito Alexandre Arraes e deliberadas com o Governador Eduardo Campos. 

Serão perfurados 20 poços artesianos, a construção de 5 barragens públicas, sete sistemas simplificados de abastecimento (dois pela SARA e cinco com recursos provenientes do Fundo de Ajuda aos Municípios). “Todas as ações chegarão em caráter emergencial, pois representam a preocupação do Governador Eduardo Campos em executar políticas de convivência com a seca”, destacou Ranilson. 

Ao final Ranilson Ramos explicou porque a reforma do mercado hortifrutigranjeiro não foi realizada como planejado e afirmou que até o final do mês de maio uma nova empresa estará contratada para reformar o mercado produtor de Araripina. “A empresa que havia ganhado a licitação faliu e deixou o Governo do Estado em dívida com a população de Araripina. Esta dívida vamos começar a pagar até o final de maio com a contratação da empresa para iniciar esta importante obra que é promessa de Eduardo Campos”, afirmou. 
Depois da inauguração do escritório do ITERPE, o prefeito Alexandre Arraes acompanhou Ranilson Ramos e Julio Zoé, além de vários vereadores para conhecer a barragem do sítio Samambaia que foi construída nos primeiros dias da sua administração. O prefeito mostrou a necessidade da construção de um sistema simplificado de abastecimento, pois a comunidade sobrevive do plantio de hortaliças orgânicas. “O Secretario Ranilson Ramos atendeu o nosso pedido e vamos preparar o projeto que irá beneficiar os moradores da Samambaia e fortalecer a cadeia produtiva”, comemorou Alexandre Arraes. 

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Fotos - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: