ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

MEIO AMBIENTE - OPERAÇÃO DO ICMBIO É REALIZADA NA APA ARARIPE COM APOIO DA PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE


Foi deflagrada na sexta-feira (17/12) uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio na Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA Araripe) que compreende municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí para tentar localizar os autores das mortes de dois felinos, uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) e um Gato Mourisco (Puma yagouaroundi).


As informações das mortes dos animais silvestres chegaram até integrantes da Patrulha Ambiental pelo aplicativo Whatsapp, como vídeos e fotos, que levaram à conclusão de que o fato poderia ter acontecido em uma área próxima à cidade de Simões – PI.
De imediato entramos em contato com o chefe da APA Araripe, o Sr. Carlos Augusto Sampaio que mobilizou uma equipe formada pelos agentes Carlos Leal e Raimundo Rubis e, com apoio dos patrulheiros Marquel Jacob e Karolina Leal se deslocaram até os locais indicados pelos informantes, onde trilharam áreas da APA Araripe entre os municípios de Marcolândia e Simões, todos no Estado do Piauí.
Nas proximidades dos “Serra dos Cláudios” os agentes receberam informes que o Gato Mourisco fora encontrado em um acesso dos Parques Eólicos da região e que essa carcaça teria seguido o destino de uma Faculdade em Juazeiro do Norte - CE para estudos e/ou taxidermizar.
Já no município de Simões as informações levaram a equipe até as proximidades da barragem local, onde foi encontrado o local exato onde a Jaguatirica morreu, inclusive encontrando até pegadas do felino.

No percurso da diligência foram encontradas duas pessoas portando espingarda de pressão, e ao serem abordadas os agentes encontraram no interior da residência de um dos senhores, 04 aves silvestres, sendo 01 Graúna (Gnorimopsar chopi) 01 Galo de Campina (Paroaria dominicana) 01 Pintassilgo (Spinus yearrellii) 01 Híbrido de Pintassilgo, que viviam em cativeiros e não possuíam autorização do IBAMA.
Durante a ofensiva, já na saída da cidade de Simões encontraram outros 05 pássaros expostos em uma oficina, que também foram apreendidos, sendo esses, 02 Galos de Campina (Paroaria dominicana) 01 Coleirinho (Sporophila caerulescens) 02 Hibridos de Pintassilgo.
Os pássaros apreendidos serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) da capital pernambucana, onde passarão por avaliação e após período de readaptação, voltarão à natureza.
Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: