ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CALOR - CUIDADOS COM A PELE DURANTE O VERÃO DEVEM SER REDOBRADOS


Com a chegada do verão e a virada do ano, muitos aproveitam para curtir o mês de férias nas praias. Segundo a Agência Pernambucana de Clima e Águas (APAC), a temperatura máxima no estado para a estação mais quente do ano gira em torno de 30º na Região Metropolitana do Recife, no Agreste, na Zona da Mata e Sertão. Com a temperatura e a sensação térmica elevadas, os cuidados com a exposição ao sol, também necessários diariamente durante as outras estações, precisam ser redobrados.

“Por vivermos em uma região onde o clima é quente e úmido, precisamos ter alguns cuidados com a nossa pele. Na face, é necessário limpar a pele com mais frequência devido à oleosidade em excesso e sujeira acumulada. O ideal é usar um gel de limpeza ao invés de sabonete normal na hora de tirar a maquiagem, o protetor solar e a oleosidade. Importante não usar as mãos, mas sim um algodão”, explicou o dermatologista do Hospital Jayme da Fonte, Paulo Guedes.

Com o aumento da radiação solar durante o verão, é necessário o uso do protetor solar, que deve ser adaptado para a pele de cada um, com no mínimo Fator de Proteção Solar 30. Para pessoas que possuem a pele oleosa ou mista, o recomendado é um protetor com efeito matte, que ajuda no controle da produção sebácea e a formação de espinhas, além de não deixar a pele com brilho excessivo e sensação de sujeira. Já a pele seca necessita de uma textura cremosa com alto poder de hidratação, enquanto a pele sensível precisa de produtos que ofereçam uma ação calmante e hidratante que não irritem a pele.

Segundo o Dr. Paulo Guedes, o ideal é evitar a exposição excessiva ao sol entre 10h da manhã e às 16h da tarde, principalmente crianças que possuem a pele mais sensível. “Recomendo que os pais levem seus filhos para a praia até as 9 horas da manhã. O filtro solar já pode ser utilizado a partir de 1 ano, mas o recomendado é também utilizar uma roupa de proteção, já que à medida que criança se molha, a proteção da loçãl vai sair”, alertou o dermatologista.

Além do protetor solar e da limpeza frequente, existem outras medidas que podem auxiliar no cuidado da pele no período mais quente do ano, como as roupas utilizadas. O vestuário com tecido sintético é mais indicado para lugares com temperaturas mais frias. Para a região Nordeste, o recomendado é o uso de roupas mais leves e feitas de algodão, que protegem mais da luz solar do que o produto sintético. Roupas escuras também ajudam a proteger a pele mais do que as de cores mais claras. Chapéus e o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta são necessários.

Outro ponto importante é a hidratação e a alimentação. A hidratação é necessária de forma frequente durante todo o dia, principalmente para as crianças, já que, quanto mais hidratada a pele, maior a capacidade de resistir à exposição ao sol. Já na alimentação, é necessário que a dieta seja equilibrada e restrita em relação ao carboidrato, como trigo, aveia e centeio. O indicado é o uso de grãos integrais e alimentos adequados para o clima dos pernambucanos, como a macaxeira, inhame e frutas.

Os riscos da exposição ao sol sem cuidados durante a vida vão de envelhecimento precoce até o câncer de pele. “O sol envelhece a pele muito mais do que a idade. Pessoas que sempre se protegeram da exposição solar direta aparentam uma idade menor, quando comparadas com as que não tiveram o mesmo cuidado durante a vida. Em relação ao câncer de pele, quanto maior a exposição em uma pessoa que geneticamente já tenha uma pré-disposição, maior a hipótese de ser atingida pela doença”, finalizou o dermatologista do Hospital Jayme da Fonte, Paulo Guedes.

Por Marina Costa - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: