ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

SERRA DO INÁCIO E CHAPADA DO ARARIPE - VOTORANTIM ENERGIA MANTÉM MAIS DE 30 PROJETOS SOCIAIS


A Votorantim Energia (VE) foi criada há 20 anos para dar continuidade a um legado de mais de 100 anos de compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Os Complexos Eólicos da Votorantim Energia e CPP Investments localizados nos estados do Piauí e Pernambuco, na Serra do Inácio e na Chapada do Araripe possuem capacidade instalada total de 564 MW e desde 2016 contribuem para o desenvolvimento local e de geração de energia limpa do País.

Com foco no combate à pandemia e seus efeitos na esfera social foram desenvolvidos entre 2020 e 2021 mais de 30 projetos na região. “Essas iniciativas reafirmam o compromisso social da Votorantim Energia com o desenvolvimento do território e as pessoas das localidades. Neste ano, a nossa atuação social teve como foco os desafios sociais intensificados pelo cenário de pandemia e a Votorantim Energia contribuiu com a região com a doação de equipamentos para três hospitais locais, além de EPIs - Equipamento de Proteção Individual – (máscaras, álcool gel dentre outros), para oito cidades da Serra do Inácio e do entorno”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Votorantim Energia, Alexsandro Cota.

Dentro da estratégia de atuação social, as iniciativas foram divididas em 6 pilares estruturantes para o desenvolvimento da região:

Educação – 10 projetos
Infraestrutura básica – 4 projetos
Geração de trabalho e renda – 5 projetos
Proteção da juventude – 4 projetos
Inovação Social – 2 projetos
Saúde – 20 ações de combate à COVID-19

Foi esse olhar estratégico da Votorantim Energia, voltado para o desenvolvimento local, que impulsionou a chegada do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável à Araripina (PE), resultado de uma sinergia entre a Votorantim Energia, Itaú Educação e Trabalho, Schneider Eletric e o Governo do Estado de Pernambuco. “Nós entendemos que devido a região ter em sua vocação econômica a geração de energia renovável, seria muito importante a disponibilidade de qualificação profissional para as comunidades. O resultado foi muito positivo e hoje, o curso, que é ministrado na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, conta com 90 estudantes que em 2023, após a conclusão, serão técnicos em Sistemas de Energia Renovável”, comenta Cota.
No Piauí uma das iniciativas apoiados pela Votorantim Energia é o projeto Mulheres Fortes. Realizado em parceria com a Associação de Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Inácio, no município de Betânia do Piauí (PI), o objetivo do projeto, que beneficia cerca de 36 mulheres da zona rural, é fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e, ao mesmo tempo, aumentar o empoderamento feminino na região, área de influência dos parques eólicos da Votorantim Energia. A ação é realizada pelo programa ReDes (Redes para o Desenvolvimento Sustentável) ação desenvolvida por meio de parceria entre a Votorantim Energia, o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ao todo, o ReDes está presente em 28 municípios de cinco diferentes regiões do País.

A presença da empresa na região também busca auxiliar em questões urgentes, como a escassez de água no semiárido brasileiro, realidade que fica ainda mais evidente em razão da falta de chuva observada nos últimos meses e a preocupante situação hídrica em diversas regiões do Brasil. Com o objetivo de encontrar soluções para este problema, a Votorantim Energia, em parceria com o Instituto Votorantim, tem trabalhado em um programa de inovação chamado LabÁgua. Durante o ano, iniciativas de instituições e Ongs de todo o Brasil, e do exterior, foram analisadas e neste momento, quatro ações estão em teste na região. As iniciativas finalistas são de autoria da GeoGO (Brasília, DF), SDW (Salvador, BA), Versati (Campinas, SP) e o Instituto Nacional do Semiárido – INSA (Campina Grande, PB).

Da Performa comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: