ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

SAÚDE - HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DEVEM COMER COM MODERAÇÃO NAS FESTAS DE FIM DE ANO


O período de festas do final do ano está chegando e com as festas de Natal e virada do ano, as comidas das tradicionais ceias também. Mas apesar de ser um tempo de comemoração, é necessária que exista uma moderação na hora de montar o prato, principalmente para pessoas que já convivem com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Segundo a nutricionista do Hospital Jayme da Fonte, Rita de Cássia, os diabéticos e hipertensos podem comer comidas que são queridinhas da ceia natalina, mas precisam ter cuidado com alguns alimentos. “Pessoas que possuem diabetes devem reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples, como pão, arroz e açúcares refinados. Eles precisam ter cuidado com as frutas cristalizadas que estão presentes nas comidas da ceia, pois elas possuem altas concentrações de açúcar. Já os hipertensos precisam diminuir alimentos ricos em sódio, como industrializados e embutidos. É essencial que recusem carnes com alta concentração em temperos com sódio”, explicou.

Apesar das restrições, é possível montar uma boa mesa natalina. A orientação é optar por alimentos integrais, com preparações ricas em fibras que geram saciedade e contribuem para que o consumo de alimentos mais calóricos seja evitado. Além disso, o ideal é preferir carnes magras, como tender, chester, lombo ou até cordeiro, superiores ao pernil e ao leitão. Também se é recomendado evitar frituras, preferindo assar ou cozinhar os alimentos durante o preparo.

“Outra dica é utilizar pratos menos, pois assim fica mais fácil visualizar a quantidade de comida e porções. Também é preciso ficar atento aos petiscos que ficam na mesa, pois eles possuem calorias e uma quantidade alta de sal e açúcar em sua composição. Priorize alimentos frescos, não processados e não embutidos”, aconselhou Rita de Cássia.

Para a sobremesa, a típica rabanada pode ser consumida caso seja possível realizar a troca de ingredientes durante seu preparo, substituindo o leite integral pelo desnatado e utilizando adoçante, e levá-las ao forno ao invés de fritar,

Mas além das comidas, as bebidas alcoólicas, como vinho e espumante, são bastante populares nas festas do final de ano. Como a diabetes e a hipertensão são doenças que exigem um controle e um monitoramento constante para evitar complicações a saúde a longo prazo, a ingestão de álcool em excesso pode atrapalhar no controle e prejudicar o tratamento. O recomendado é que esses pacientes crônicos bebam apenas uma dose, caso seja mulher, e duas doses para os homens.

No Hospital Jayme da Fonte, o paciente pode realizar o acompanhamento com um nutricionista para balancear a sua dieta diária e para as festas de fim de ano. As consultas possuem a cobertura de todos os planos de saúde e Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece o serviço.

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: