ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de junho de 2018

PALESTRAS - PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE DESENVOLVE VÁRIOS TRABALHOS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Na semana do Meio Ambiente a equipe da Patrulha Ambiental Itinerante participou no último dia 05/08/2018 da campanha “Combate à desertificação, plante uma árvore” organizada pela ONG Chapada, de onde partiu o convite para a participação da Patrulha Ambiental.
A Patrulha doou 100 mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, para serem distribuídas durante a campanha. 
No ato das doações, os recebedores das respectivas mudas, moradores da zona rural e urbana, receberam orientações sobre o manejo, plantio e manutenção das árvores, ao mesmo tempo em que eram informados sobre os processos de desertificação ocorridos em alguns locais do Brasil e a preocupação constante das ONGs com os recursos naturais que a cada dia se tornam mais escassos.


Na mesma semana (08/06) a Patrulha Ambiental foi solicitada pela Escola Estadual Moisés Bom de Oliveira – no distrito do Morais (Araripina) para ministrar palestra sobre a introdução de espécies exóticas na Caatinga. A palestra teve como foco principal o debate sobre os benefícios e/ou problemas e impactos trazidos por espécies como a Algaroba ou algarobeira, (Prosopis juliflora), o Nim ou Nim Indiano (Azadirachta indica A Juss) e o Eucalipto (Eucalyptus), onde no decorrer da palestra foram realizadas várias perguntas ao palestrante, mostrando assim o interesse dos alunos e professores sobre o assunto em pauta.

Após essa palestra foi solicitado ao palestrante falar sobre os crimes ambientais e suas sansões (Lei Nº 9.605/98) e decreto (6.514/2008) que foi um assunto de grande interesse dos estudantes como as penalidades aplicadas àqueles que cometem atos e infrações contra o Meio Ambiente, pois nessa época há uma grande ocorrência de aves de arribaçã ou ribaçãs localizadas na região, chamando muito a atenção dos caçadores.

No mesmo dia uma equipe da Patrulha Ambiental Itinerante participou do evento na cidade de Ipubi, PE “#REVIVER O ECOSSISTEMA CACIMBÃO” organizado pela Secretaria de Meio Ambiente daquela cidade na pessoa do secretário o Sr Luciano Domingos de Lira, onde aconteceu um desfile das escolas que apresentaram faixas e cartazes trazendo o porquê do encontro, pois, existe uma necessidade gritante de salvar os recursos naturais ainda existentes nas cidades e entorno.


Na ocasião foram soltos 6.000 alevinos no Cacimbão, dando um pontapé inicial para a revitalização daquele ecossistema de tamanha importância, para a cidade e comunidade circunvizinhas. 



No retorno dos trabalhos a Patrulheira Wylla Salles se deparou com um foco de incêndio as margens da PE 576, onde a mesma utilizando o tapete do carro como abafador (que tem treinamento para combate a incêndio) debelou os focos que poderia vir causar um acidente e minimizando os impactos na vegetação marginal.

Fonte/Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: