ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 25 de junho de 2018

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL REFORÇA PARCERIA COM O NEMA/ UNIVASF

Em visita a Patrulha Ambiental Itinerante, a Analista Ambiental do NEMA, responsável pela rede de sementes do PISF (Projeto de Integração do São Francisco) NEMA/UNIVASF, Edjane Silva Damasceno, se deslocou até a sede da ONG onde veio renovar a parceria, que já desenvolvíamos em gestões anteriores. 
A Patrulha Ambiental, ao receber as sementes, torna-se parceira da Rede e se compromete a doar parte da produção para as ações, quando solicitado. 
Nessa parceria, o produtor fica livre para decidir o destino do excedente das mudas produzidas, por exemplo, comercialização, plantio para adequação ambiental de propriedade rural, arborização, paisagismo, recuperação de áreas degradadas, doação, entre outros. A Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco é uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco NEMA/UNIVASF, com sede em Petrolina (PE). 
Para evitar o oneroso investimento em infraestruturas de viveiros que atenderiam apenas a esta demanda e também no intuito de fomentar uma maior oferta de mudas nativas para diferentes interesses, hoje a Rede além de atuar no apoio aos esforços de compensação ambiental vinculados aos processos de licenciamento ambiental do PISF, também atua na doação de sementes para comunidades interessadas e no apoio técnico aos viveiristas.
Todas as sementes coletadas em campo são enviadas ao NEMA/UNIVASF para realização de beneficiamento, caracterização, armazenamento e destinação final dos lotes de sementes. Ao chegarem no NEMA/UNIVASF as sementes são triadas e limpas. Em seguida são levadas ao Laboratório de Ecologia, onde são realizadas análises para caracterização do lote, que envolve o teor de umidade, germinabilidade, tratamento pré-germinativo e peso de mil sementes. Após realizada a caracterização, os lotes de sementes são fechados e armazenados em câmara fria a temperatura média de 7°C até serem demandados para doação. A Rede conta com um sistema exclusivo de gerenciamento, a fim de acompanhar as solicitações de sementes e intermediar a capacitação dos viveiristas, quando necessário. 

Fotos: Patrulha ambiental
Imagens: Google

Nenhum comentário: