O MUNICÍPIO DE BODOCÓ FOI FUNDADO NO INÍCIO DO SÉCULO XX POR ANTÔNIO PEIXOTO DE BARROS, TENDO SIDO SEGUNDO DISTRITO DO MUNICÍPIO DE GRANITO. EM 1924, FOI ELEVADO À CATEGORIA DE PRIMEIRO DISTRITO, E GRANITO DEIXA DE SER SEDE E PASSA A SER DISTRITO DE BODOCÓ. EM 1934 COM A EXTINÇÃO DO DISTRITO DE LEOPOLDINA, O TERRITÓRIO FOI DIVIDIDO ENTRE BODOCÓ, ENTÃO GRANITO, SALGUEIRO E SERRINHA, HOJE SERRITA. ASSIM, O MUNICÍPIO DE BODOCÓ GANHOU PARTE DO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE LEOPOLDINA, EXTINTO EM 1934 E, DEPOIS, RESTAURADO SOB O NOME DE PARNAMIRIM.
O TOPÔNIMO BODOCÓ É DE ORIGEM INDÍGENA. CONFORME DICIONÁRIO DA LÍNGUA TUPI DE ORLANDO BORDONI, O TERMO BODOCÓ SIGNIFICA PREPARO DE CARNE NA ROÇA, ONDE BÓ (RASGAR) + ODÓ (CARNE) + ROCÓ (ROÇA) DE ONDE SE ORIGINA A CARNE DE SOL, TAMBÉM SE REFERINDO À REGIÃO DE CORTAR CARNE E OBJETO PARA CORTAR CARNE.
HÁ OUTRAS VERSÕES: UMA AFIRMA SER DEVIDO À ABUNDÂNCIA DA PLANTA AQUÁTICA DE NOME BODOCÓ; A OUTRA ATRIBUI O NOME A UMA TRIBO INDÍGENA DE NOME BODOROCÓ, E TAMBÉM SE ATRIBUI À EXISTÊNCIA DO RIACHO BODOCÓ, AFLUENTE DO RIO BRÍGIDA, ONDE HAVIA ÍNDIOS QUE USAVAM BODOQUES PARA MATAR PASSARINHOS E ASSAVAM A CARNE NA ROÇA.
ALÉM DESSAS HÁ A VERSÃO DE UNS ANTROPÓLOGOS QUE TRATA DOS ANTIGOS ÍNDIOS BOTOCUDOS OS QUAIS USAVAM UMA RODELA NO BEIÇO COMO MARCA DA TRIBO. ESSES ÍNDIOS TERIAM MUDADO DE NOME PARA NÃO SEREM DESCOBERTOS PELOS COLONOS „DESPOVOADORES‟, COMO DIZIA CAPRISTANO DE ABREU. NO DIA 12 DE JUNHO DE 1924, NO SOBRADINHO DA PRAÇA DA INDEPENDENCIA FOI INSTALADO O PODER MUNICIPAL, SENDO O PRIMEIRO PREFEITO O SENHOR JOÃO PEIXOTO E SILVA.
ADMINISTRATIVAMENTE, O MUNICÍPIO É COMPOSTO POR TRÊS DISTRITOS; O PRIMEIRO DISTRITO: SEDE, SEGUNDO DISTRITO CLARANÃ, INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE FORMADO PELAS VILAS DE SIPAÚBA E BOM JARDIM, SENDO SIPAÚBA A SEDE DISTRITAL; E O TERCEIRO DISTRITO DE FEITORIA FORMADO PELAS VILAS DE FEITORIA, CACIMBA NOVA E NÉ CAMILO. FONTE: ESTUDO DA REALIDADE MUNICIPAL- EMATER/PE, 1992. www.webartigos.com, PUBLICADO EM 29/05/2010 POR DJALMIRA SÁ ALMEIDA. DECRETO-LEI ESTADUAL: Nº 952 DATA CÍVICA (ANIVERSÁRIO DA CIDADE): 12/06.
O DISTRITO DE BODOCÓ FOI CRIADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 03, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1909, COM A CLASSIFICAÇÃO DE 2º DISTRITO DE GRANITO. PELA LEI ESTADUAL Nº 1.650, DE 24 DE MAIO DE 1924, RECEBEU A CLASSIFICAÇÃO DE 1º DISTRITO, PASSANDO A SER SEDE DO MUNICÍPIO DE GRANITO, SENDO ELEVADO À CATEGORIA DE CIDADE. ASSIM, GRANITO PERDEU OS FOROS DE SEDE MUNICIPAL, PASSANDO A CONSTITUIR-SE MERO DISTRITO DE BODOCÓ, EMBORA O MUNICÍPIO CONTINUASSE COM O NOME DE GRANITO.
BODOCÓ É UMA CIDADE LOCALIZADA NA MESORREGIÃO DO SERTÃO PERNAMBUCANO E NA MICRORREGIÃO DO ARARIPE. ATUALMENTE CONTA COM UMA POPULAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 37 MIL HABITANTES, DISTÂNCIA DA CAPITAL, RECIFE, 642 km. LIMITA-SE AO NORTE COMO ESTADO DO CEARÁ, AO SUL COM O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM, A LESTE COM EXU E GRANITO E A OESTE COM IPUBI E OURICURI. A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA E GERADORA DE EMPREGOS DO NOSSO MUNICÍPIO (CERCA DE 1.000 PRODUTORES DE LEITE, 1.000 EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS, COM UMA MOVIMENTAÇÃO MENSAL DE APROXIMADAMENTE R$ 2.200.000,00) É A AGROPECUÁRIA, COM DESTAQUE NA PRODUÇÃO LEITEIRA E DE SEUS DERIVADOS, SENDO A BACIA LEITEIRA DE BODOCÓ A MAIOR DA REGIÃO DO ARARIPE E 3ª MAIOR DO ESTADO (COM UMA PRODUÇÃO DIÁRIA DE APROXIMADAMENTE 69.000 (SESSENTA E NOVE MIL LITROS), COM UM REBANHO APROXIMADAMENTE DE 49.000 (QUARENTA E NOVE MIL CABEÇAS DE BOVINOS)).
CERCA DE 70% DE NOSSA PRODUÇÃO LEITEIRA É DESTINADA À FABRICAÇÃO DE QUEIJO, E CONTAMOS HOJE COM APROXIMADAMENTE 22 FÁBRICAS ARTESANAIS DE QUEIJO, 20 DE DOCE DE LEITE, E TAMBÉM GRANDE PARTE DOS PRODUTORES DE LEITE FABRICAM NAS SUAS PROPRIEDADES O QUEIJO DE COALHO ARTESANAL, O QUAL É VENDIDO NA FEIRA DO QUEIJO TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS, ONDE É COMERCIALIZADO UM VOLUME DE APROXIMADAMENTE 25 TONELADAS DE QUEIJO, ALÉM DO QUEIJO E DO DOCE, OUTROS DERIVADOS TAMBÉM SÃO PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NO COMÉRCIO E NA FEIRA LIVRE DA CIDADE, POR EXEMPLO: O IOGURTE, CREME, MANTEIGA DA TERRA (GARRAFA), ETC.
UM GRANDE PROBLEMA PARA ESTA CADEIA PRODUTIVA É O FATO DE TODAS AS FÁBRICAS SEREM INFORMAIS, NÃO ATENDENDO ÀS EXIGÊNCIAS DAS NORMATIVAS 30 E 51 DO GOVERNO FEDERAL. A FALÊNCIA DESTA CADEIA ACARRETARIA UM PREJUÍZO ENORME, POIS HOJE A BOVINOCULTURA LEITEIRA É A MAIOR FONTE GERADORA DE RENDA E EMPREGO NO NOSSO MUNICÍPIO. ÁREA (KM2): 1.616 ALTITUDE (M): 443 POPULAÇÃO ESTIMADA 2016 (HAB): 37.571 URBANA TEMPERATURA MÉDIA ANUAL (°C): 25 MÍNIMA 20 MÁXIMA 33 MESES DE MAIOR INCIDÊNCIA DE CHUVAS: DEZEMBRO A MARÇO PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA: AGROPECUÁRIA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: (PLANO DIRETOR/USO E OCUPAÇÃO DO SOLO/PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL): PLANO DIRETOR: LEI MUNICIPAL Nº 1210 DE 2006. O MUNICÍPIO FAZ PARTE DA APA ARARIPE.
CRIADA PELO DECRETO Nº 148 DE 04 DE AGOSTO DE 1997. CÓDIGO POSTURA: LEI MUNICIPAL Nº 1.057 DE 2001. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE TEM COMO PROPÓSITO ORDENAR A VIDA EM COMUM, EXERCER OS DIREITOS HUMANOS, ESTABELECER UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, GARANTIR A LEGALIDADE PELA VONTADE POPULAR, PELA JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE E FRATERNIDADE, BENS ESPIRITUAIS E MATERIAIS, PROMOVENDO UMA SOCIEDADE JUSTA, LIVRE E SOLIDÁRIA ENTRE OS CIDADÃOS.
Fonte - Blog do Davi Diniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário