ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 21 de julho de 2021

SNT - CETRAN-PE CONCLUI VISTORIA E TRÂNSITO DE ARARIPINA SERÁ MUNICIPALIZADO


A Prefeitura de Araripina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMMTT) realizou nesta quarta (21) a etapa final do processo de integração municipal ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A conclusão deu-se pela visita dos representantes do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (CETRAN-PE).

A integração ao SNT, que é popularmente chamada de municipalização do trânsito, concede ao município autonomia para o planejamento, operação, fiscalização e educação de trânsito no perímetro urbano. Além de dar autonomia nas questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

O processo de integração de Araripina está em vigor desde o início de 2018 e todas as etapas foram cumpridas pela Prefeitura e AMMTT, faltava apenas a vistoria dos técnicos do CETRAN que encaminharão o aval para que o CONATRAN insira o município de Araripina no SNT.

De acordo com o presidente do CETRAN-PE, Walker Barbosa, a cidade está com sua infraestrutura pronta para a municipalização tanto do ponto de vista dos investimentos em pavimentação e sinalização como também da estrutura técnica e de pessoal da AMMTT. “Araripina é um exemplo a ser seguido no processo de municipalização, pois cumpriu todos os requisitos exigidos e foi aprovada na vistoria. Por estar em pleno desenvolvimento, o município já tem todas as condições de gerir o seu trânsito”, afirmou.

O prefeito Raimundo Pimentel destacou a importância da municipalização para que o trânsito seja mais organizado para pedestres e motoristas. “Nossa cidade possui cerca de 35 mil veículos registrados e este número é maior por sermos um polo regional. Sendo assim, diariamente temos muitos desafios para organizar o trânsito e com a municipalização, a partir de agora, teremos autonomia para aplicar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana que iremos apresentar em breve”, destacou.

A sessão teve a presença do diretor-presidente da AMMTT, Renan Bihum, do vice-prefeito Evilásio Mateus, dos assessores técnicos do CETRAN-PE, Nilson Spencer e Marcos Bezerra, do presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira, do coordenador do 23º Ciretran, Bruno Oliveira, do Chefe de Inspetoria da PRF, Cláudio Leite, do Major Agra da 7ª Companhia Independente da PMPE.

Secretaria Executiva de Comunicação

Nenhum comentário: