ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 25 de julho de 2021

ARARIPINA NA ROTA - ROTEIRO DO SERTÕES 2021 EXALTA O NORDESTE COM PROVA 100% SERTÃO


A 29ª edição do maior rally das Américas será uma exaltação ao Nordeste. Uma prova 100% sertão. Dos nove estados do Nordeste, o rally vai passar por sete. Serão 3.548km de percurso total. A direção técnica se esmerou em realizar uma prova altamente exigente e ao mesmo tempo deslumbrante, com visuais de tirar o fôlego. Dentre eles, três tesouros nacionais: o entorno do Rio São Francisco, ou velho Chico como é conhecido, que foi onde tudo começou – a primeira edição do que depois viria a ser o Sertões foi chamada de Rally do São Francisco; a Serra da Capivara (PI), patrimônio mundial da Unesco e um terceiro tesouro baiano a ser revelado.

A largada e a chegada vão acontecer em praias paradisíacas. Na Pipa, município de Tibau do Sul (RN), em comemoração aos 520 anos do estado potiguar; e a chegada em grande estilo na Praia dos Carneiros - Tamandaré (PE). É a primeira vez na história que Pernambuco recebe a chegada do evento. O Sertões apresentou também seu Plano de Sustentabilidade; a volta das Expedições Turismo e as ações sociais programadas para esse ano, através da SAS Brasil. O Sertões é muito mais do que uma competição de rally. É um evento em 3 dimensões: Esporte, Social e Turismo, que tem como propósito fazer a diferença por onde passa e promover as belezas do Brasil.

O roteiro 100% Sertão

Serão 10 dias de prova: prólogo mais nove etapas. O Sertões 2021 vai passar por sete dos nove estados que compõem o Nordeste: RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE. Largada será inédita da Praia da Pipa (RN) em comemoração aos 520 anos do estado potiguar. Pernambuco pela primeira vez é o palco da chegada, na Praia dos Carneiros, município de Tamandaré. E Alagoas receberá pela primeira vez a caravana do Sertões.

O roteiro com 3.548 km vai reunir os melhores trechos especiais da região Nordeste, num total de 2.180km – 60% do percurso. A direção técnica se esmerou em produzir uma prova para encantar os competidores em termos de belezas naturais e nível técnico e garante que a prova está completa e entre a top 3 da história.

A primeira especial vai adentrar o sertão do seridó, uma região montanhosa, já para esquentar os motores e aclimatar os competidores. A segunda etapa é uma ligação para o sertão mais a oeste. Terceiro dia a caravana vai passar por vários parques eólicos e por uma ponte com 800 metros de comprimento. Até chegar no quarto dia, quando vão se deparar com o primeiro tesouro da natureza: o entorno da Serra da Capivara (PI), patrimônio mundial da UNESCO. Muita pedra, rochas, mas com visual estonteante.

A tão temida etapa Maratona, que não permite apoio mecânico, será no quinto dia de prova e vai estabelecer um novo recorde no Sertões: a maior especial em areia já feita na história. Serão 220km de areia pesada dentro de uma especial de 330km. Segundo a direção de prova, “a melhor especial da prova, a mais dura, porém a mais prazerosa”. E ainda tem a ‘cereja do bolo’ no sétimo dia: o prazer de andar às margens do Rio São Francisco, ver a caatinga virando verde e a chegada com vista para um cânion deslumbrante. O último dia não terá areia, apesar da proximidade com o litoral de PE, mas o desafio será a navegação.
“Nossa missão, mais do que nunca, é encantar os competidores, tanto na parte técnica quanto nos cenários. Neste ano podemos garantir que será uma edição para ficar para a história. O Sertões sempre foi considerado uma prova longa, este ano não será das maiores em km, mas caprichamos nas especiais. O importante é o desafio. As especiais serão bem técnicas e prazerosas, com visuais incríveis e os deslocamentos serão mais curtos. Encontramos uma receita entre satisfação e nível técnico”, afirmou Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: