ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 23 de julho de 2021

MEIO AMBIENTE - VIVEIRO DA PATRULHA AMBIENTAL SERÁ DESATIVADO


É como muita tristeza que a equipe da Patrulha Ambiental Itinerante vem informar a população da região do Araripe, que está desativando os trabalhos de produção e distribuição de mudas no viveiro localizado nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – FACIAGRA a partir do dia 25/07/2021.


Um dos motivos que levaram o grupo a tomar essa decisão veio após encontrarmos por vezes o viveiro violado. Inclusive, no último domingo (17/07) como é de rotina, fomos até o viveiro onde encontramos parte da tela de proteção (sombrite) retirada, algo em torno de 5 metros, já na quarta-feira ao voltar para regar as mudas encontramos novamente toda parte traseira do viveiro retirada, deixando o local exposto e em total vulnerabilidade, com a presença de animais soltos no interior do campus.

Outro motivo é a falta de apoio das instituições ou pessoas físicas que poderiam com pouco investimento ajudar a ONG, pois, temos despesas com combustível (dias alternados temos que dar manutenção no viveiro), material para produção de substrato (barro, areia e adubo), água para regar as plantas (internas e externas), controle químico ou orgânico para controle de pragas, compra de saquinhos para a produção das mudas, equipamentos diversos (pá, enxadas, rastelos, carrinho de mão, baldes, regadores etc).

O Grupo Patrulha Ambiental Itinerante deu início oficialmente à produção de mudas no dia 21/08/2016, (já que iniciou-se o plantio informal no ano anterior) com sementes de espécies do Bioma Caatinga, exóticas e frutíferas, com a ideia de contribuir com o reflorestamento nos municípios da região, já que doamos sem discriminação da localidade onde seriam plantadas, nesse caso o trabalho foi desenvolvido e conseguimos em pouco tempo abranger cidades dos três Estados circunvizinhos.

Como no Estado do Piauí, onde foram doadas mudas para os municípios de Fronteiras, Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Alegrete do Piauí, Picos, Pio IX, Curral Novo, Simões, Valença do Piauí, Francisco Macedo, Padre Marcos, Caridade e Campo Grande do Piauí.

Fronteiras - PI
Simões - PI
No Estado do Ceará os municípios de Campos Sales, Aiuaba, Salitre, Jardim e Araripe também receberam mudas do nosso viveiro.

Jardim - CE
Salitre - CE
Em Pernambuco, foram outras tantas, como: Araripina, Trindade, Cedro, Ouricuri, Ipubi, Exú, Bodocó, Moreilândia, Granito, Santa Cruz, Lagoa Grande, Petrolina, Parnamirim, Terra Nova, Serrita, Santa Filomena, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Recife.
Araripina - PE
Ouricuri - PE
Além desse trabalho de doação de mudas também chegamos a fornecer sementes de espécies nativas e exóticas a vários viveiristas e pessoas físicas de outros estados do Brasil, como Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Brasília (DF).


Nesse período também formamos uma parceria com o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco NEMA/UNIVASF, onde recebemos as sementes tratadas e em contrapartida a Patrulha Ambiental retribuiu doando 20% das mudas produzidas para atender as demandas do Programa de Conservação da Fauna e Flora, Subprograma Flora – PBA 23 do Projeto São Francisco e viabilizar a produção das mudas necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas do Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF.




A Patrulha também oferecia palestras na sede do viveiro para estudantes de escolas de ensino médio e acadêmicos do campus. Nesses momentos os patrulheiros explanavam aos orientados os trabalhos desenvolvidos pela equipe, como coleta das sementes e quebra de dormência, preparo de substrato, plantio, acompanhamento do crescimento, doação das mudas às comunidades, resgate e soltura de animais silvestres apreendidos pelas polícias Civil e Militar.


Entretanto, ficamos gratos a todos que de forma direta ou indireta contribuíram com os trabalhos realizados no viveiro da ONG, informando que as ações da Patrulha que não estejam ligadas à produção e doação de mudas, terão continuidade.


Fonte/ Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: