ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 20 de outubro de 2019

PERNAMBUCO - ALVO DE BOLSONARO, PAULO CÂMARA RECEBE DOIS MINISTROS

O problema mais imediato são as manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste, incluindo as de Pernambuco. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vem ao Estado conferir a situação na próxima terça-feira.Terá reunião com o governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas, às 9h. O martelo foi batido, ontem, dia em que as manchas atingiram também as praias de Tamandaré e dos Carneiros e que o presidente Jair Bolsonaro virou suas atenções para o gestor socialista, mas não para tratar da tragédia ambiental. Em seu twitter, o presidente atacou Paulo Câmara, a quem atribuiu a condição de "desonestidade" e de "espertalhão da vez". Bolsonaro arrematou: "Mas o povo de bem reage às mentiras". Fez o post anexando um vídeo de um homem, que se identifica como morador de Toritama e critica um outdoor do Governo de Pernambuco sobre o Décimo Terceiro do Bolsa Família.

Parlamentares que têm relação com o governo relatavam, nos bastidores, que o incômodo de Bolsonaro teria a ver com o fato de o formato do programa pernambucano incluir o uso de notas fiscais para obtenção do benefício, mas essa condição só se aplica para quem recebe abaixo de R$ 150 e tem interesse em ampliar sua cota extra. O programa do Governo do Estado chegou a ser batizado, originalmente, de "Nota Fiscal Solidária", mas passou por adaptações e mudou de nome. Segundo parlamentares, o "nome fantasia" Décimo Terceiro, aos olhos do Governo Federal, seria outro ponto de atrito em função de os modelos serem diferentes. Na nota de reação, o governador Paulo Câmara focou nas datas. Sublinhou ter anunciado o programa em 26 de agosto na campanha pela reeleição. "Semelhante proposta foi apresentada pelo candidato Bolsonaro mais de 40 dias depois", anota o governador no texto, lembrando que a aprovação na Assembleia Legislativa se deu em novembro de 2018. Datas e formatos à parte, Câmara não é o primeiro governador do Nordeste a entrar na mira de Bolsonaro. Flávio Dino (MA) e João Azevêdo (PB) já haviam sido atacados. A despeito da zona de atrito, além de Salles, Paulo Câmara receberá Sérgio Moro na segunda-feira, em sinal de que a capacidade de diálogo e a institucionalidade não será afetada, a despeito da postura de ataque do presidente.

Cobrança de Silvio

O deputado federal Silvio Costa Filho intermediou a visita de Ricardo Salles e acompanhará o ministro ao encontro de Paulo Câmara. No início da noite de ontem, Silvio trocou telefonemas com o líder do Governo na Câmara Federal, Major Vitor Hugo, e com o próprio ministro para bater o martelo.

Espera > No Palácio das Princesas, houve quem visse a terç como uma data distante, dado o avanço do óleo. Antes disso, segundo Silvio Filho, o ministro tem agenda no Rio Grande do Sul.

Outra coisa > Indagado sobre o imbróglio do 13º, Silvio Costa Filho pontuou o seguinte: "Os dois programas são importantes. Entretanto, o 13º do Bolsa Família é do Governo Federal. Ou seja, na mesma modelagem. O do Governo do Estado é um programa de recuperação através da nota fiscal que visa à distribuição de renda. Mas são modelagens diferentes".

Em... > André de Paula defendeu que um presidente precisa "construir pontes, trabalhar por consenso, harmonizar o País". E pondera: "O que me preocupa é essa posição de permanente beligerância que o presidente tem adotado".

...construção > Ainda segundo André, "a reincidência com o Nordeste é um agravante". Sinaliza "desapreço", diz ele, lembrando que o gesto, em política, "vale mais que as palavras".

Embaraço > Na avaliação do deputado Augusto Coutinho, o ataque do presidente, cria "embaraço" com o governador "sem necessidade".

Fonte - Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: