ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ARARIPINA - ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA SERRA DA TORRE RECEBE A PATRULHA AMBIENTAL

A Patrulha Ambiental Itinerante foi convidada e participou da reunião mensal promovida pela Associação dos Pequenos Agricultores da Serra da Torre no dia 13/10/2019, onde foi realizada palestra sobre devastação ambiental da flora e consequentemente da fauna entre outros assuntos.
O convite partiu da senhora Maria Ana dos Santos Alves que, em comum acordo com o presidente da associação, o senhor Francisco Santos Alves, receberam os integrantes da instituição para proferir a palestra. 
Foram apresentadas aos participantes diversas formas de se proteger o meio ambiente a fim de minimizar os efeitos negativos causados à vegetação da região e consequentemente a preservação da natureza, reduzindo os impactos ambientais, e que através dos trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Ambiental com participação efetiva de outros órgãos das esferas municipal, Estadual e Federal poderá elevar a qualidade de vida da população, promovendo o uso racional e sustentável dos recursos naturais.
Um tema que chamou bastante a atenção dos ouvintes foi quando abordou-se o assunto sobre a pressão sobre os recursos naturais, que é muito grande, principalmente devido ao menor poder aquisitivo e à falta de alternativas da população da região. A vegetação é a principal fonte de renda de uma parcela substancial da população nordestina do Brasil, pois esta, direta ou indiretamente, precisa explorar os seus recursos naturais para sobreviver. Outros problemas que afetam diretamente a região são: a caça, a captura de animais silvestres, as queimadas, que vem reduzindo de forma acelerada o seu hábitat e o processo de degradação e desertificação do semiárido, tornando-se uma das maiores ameaças para a conservação de sua biodiversidade. Apesar de ser um bioma frágil e sob forte pressão, é o menos protegido dos biomas brasileiros.
A ONG Patrulha Ambiental aproveitou a oportunidade (como faz em todos seus trabalhos) para doar algumas mudas de espécies nativas, frutíferas e exóticas para o plantio nos sítios, ajudando assim, mesmo que de modo simples, a arborização, trazendo uma melhor qualidade do ar e outros benefícios trazidos pelo reflorestamento.

Fonte/ Fotos - Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: