A cidade de Araripina, no sertão do Araripe Pernambucano, foi a sede do 1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o pólo gesseiro realizado na quarta-feira, 11, com a presença de professores da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE e de representantes de diversas instituições públicas e privadas.
O evento foi realizado no Centro Tecnológico do Araripe e levantou debates sobre diversos temas que envolvem a cadeia produtiva do gesso como a interlocução com o Ministério Público do Trabalho, o uso de novas matrizes energéticas, a criação de grupos de pesquisa e comitê técnico para produzir conhecimento para as indústrias e melhorar a competitividade da maior economia da região que produz cerca de 95% do gesso nacional.
De acordo com o Reitor da UPE, professor Pedro Henrique Falcão, a aproximação entre a universidade e o setor produtivo é uma das missões da academia e serve para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e educacional de Pernambuco. “A UPE tem pesquisadores que há anos estudam sobre o gesso sobre diversas óticas. É nosso desejo transferir estes conhecimentos para dentro das indústrias de modo a contribuir com o crescimento do pólo gesseiro de Pernambuco, assim como fazemos com outras economias do estado”, destacou o reitor.
Durante o seminário foram feitas apresentações pelos professores da UPE: Béda Barkokébas, Bianca de Vasconcelos, Sergio Peres, Yeda Vieira, Emilia Rabbani e Alberto Casado Jr, além de apresentações sobre o ITEP com o Diretor de Marketing, Osíris Fernandes e sobre o Sistema Fiepe com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi, Alberio Calado.
Além das palestras, a comitiva da UPE visitou diversas indústrias do pólo gesseiro e promoveu reuniões com empresários para a formação de parcerias entre o setor e a universidade. O seminário foi realizado pelo SINDUSGESSO, Sebrae Unidade do Sertão do Araripe, UPE e Escola Politécnica de Pernambuco e teve o apoio do Sistema Fiepe, do ITEP e da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE.
Participaram do evento além do Reitor da UPE, Pedro Henrique Falcão, o Diretor da Escola Politécnica, José Roberto Cavalcanti, a Diretora de Política e Articulação da SECTI, Luciana Távora, a presidente do SINDUSGESSO, Ceissa Campos Costa, e representantes do Sebrae (Lucélia Barros), da Fiepe (Josemberg Laurentino) e do Crea-PE (Joadson Santos) além de diversos empresários do pólo gesseiro do Araripe.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário