No dia 21 de Setembro, Petrolina completará 123 de emancipação política. E uma das atividades em comemoração à data será o desfile cívico, que este ano trará como tema: “Petrolina Monumental – Pertencer é uma Arte”. A escolha da temática aconteceu durante encontro realizado pelo conselho da Secretaria de Educação (Sedu) e submetido à avaliação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Secult), parceira na organização do evento.
A intenção, segundo o seu idealizador, o jornalista e professor de história Jota Menezes, é narrar, por meio das representações culturais e do sentimento de pertencimento, as identidades, os monumentos da cidade, os acontecimentos que marcaram a história e a memória de Petrolina. “Falar dos monumentos é referir-se, principalmente, ao aspecto da criação, do inventar e reinventar-se, da disposição de construir, de inovar, de quebrar paradigmas, de ousar e mudar perspectivas e padrões. Os monumentos de Petrolina são um exemplo desse eterno refazer. Eles expressam o passado, o futuro e repousam sua magnitude no presente para que não esqueçamos de quem fomos e do que podemos ser”, explica.
A proposta inicial conta com 15 alas que devem retratar a história da nossa cidade através dos monumentos, além dos carros alegóricos e a participação de escolas municipais, estaduais e particulares. A expectativa, segundo a organização, é colocar mais de 3.500 pessoas, entre alunos e membros da sociedade civil no ato cívico.
Nas próximas semanas, a equipe deve voltar a se reunir para definição e organização de detalhes, como data e horário, infraestrutura, logística e segurança.
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário