ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 26 de outubro de 2014

SAÚDE - SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Em Araripina o esforço conjunto das secretarias da Mulher, Saúde e Desenvolvimento Social, tem levado, através de palestras e campanhas, grande parte da população a tomar os devidos cuidados, prevenindo-se contra a doença. 

A secretária Fabíola Paiva tem mobilizado sua equipe, juntamente com outros funcionários do CAPS, em bairros e comunidades, levando informações à moradores da zona urbana e rural de Araripina, esclarecendo sobre os direitos da mulher e da necessidade de cumprir rotineiramente os exames contra o câncer de mama. 

A Secretária lembrou ainda que o diagnóstico precoce pode começar com o autoexame da mama que deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família e 40 anos, sem caso de câncer da família devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. De toda forma é importante ressaltar a ida ao médico regularmente e procurar conter a doença que mata 40 mil mulheres por ano no Brasil. 

Os médicos recomendam a mamografia entre os 35 e 40 anos. Nos casos de câncer de mama na família é recomendado a mamografia após os 20 anos de idade, para se ter um controle maior da paciente.
Infelizmente o câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres e a faixa etária está acima dos 35 anos. Por isso é tão urgente informar e prevenir população. 

Da ASCOM/ PMA

Nenhum comentário: