O plano faz parte das iniciativas do Outubro Rosa, que marcam ações para combater a doença. O anúncio foi feito nesta quarta (4), durante solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife.
No dia 27 deste mês, é celebrado o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero. Segundo o governo, mesmo com as iniciativas desenvolvidas, a quantidade de casos ainda é considerada alta no estado.
Estima-se que, entre 2023-2025, sejam diagnosticados 2.880 casos novos de câncer de mama e 770 de colo do útero, a cada ano.
Na solenidade, a médica Cynthia Ávila deu um depoimento sobre a necessidade do diagnóstico e tratamento precoces do câncer. Ela disse que descobriu um nódulo na mama, em 2022, quando estava com 52 anos.
"Fiz o toque e notei. Como sou médica e tenho as informações, pude fazer o tratamento logo. Isso é fundamental. Quem tem câncer tem pressa”, declarou.
Durante o evento, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o câncer de mama ocupa hoje no Brasil o 1º lugar e que o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente. Por isso, o estado decidiu realizar os mutirões de serviços da Linha de Cuidado.
No evento, a governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou o edital de autorização para o credenciamento da carreta da mulher.
Servidores e pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco participaram da solenidade (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)
A governadora informou que quatro carretas da mulher vão circular pelo estado, atendendo cinco mil pessoas por mês. Ela disse que essa é uma das ações para mudar o quadro de câncer em Pernambuco.
"Estamos lançando essa força-tarefa para cuidar das mulheres. Temos que atuar principalmente naquelas que são mais vulneráveis. Pretendemos tornar Pernambuco uma referência nesse trabalho", afirmou.
A meta é ampliar a oferta descentralizando os procedimentos de rastreio e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero para atender de forma complementar a rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Pernambuco por meio de unidade móvel.
Veja os procedimentos oferecidos para a Linha de Cuidado de Câncer de Mama:
Ultrassonografia das mamas;
Punção por agulha grossa (PAG);
Anatomopatológico da mama (biópsia);
Consulta especializada com mastologista.
Conheça a Linha de Cuidado de Câncer do Colo do Útero:
Exame de colposcopia;
Biópsia do colo uterino;
Exame anatomopatológico do colo uterino (biópsia);
Consulta com ginecologista;
Consulta de enfermagem em ginecologia.
Veja mais ações previstas
Exames citopatológicos: manhãs dos dias 10/10, 24/10 e 31/10;
12 vagas por dia, no Laboratório da Mulher Doutora Maria Mercês Pontes Cunha, para mães de crianças neuro divergentes.
Abertura do Ambulatório de Inserção de DIU’s no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste.
A iniciativa, implantada pela unidade, visa beneficiar as mulheres, quatro carretas visitará todos os municípios do Agreste Meridional de Pernambuco.
Por Aimé Kyrillos - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário