Mais 20 tipos de crimes poderão ser registrados pela internet em Pernambuco, a partir de quarta-feira (1º). Com isso, de acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), ao todo, 60 delitos passarão a ser registrados de forma online.
O anúncio foi feito, na tarde desta terça (31), durante entrevista coletiva concedida na sede da SDS, no Centro do Recife. Outra novidade é a retomada da queixas de roubos. Entre os novos crimes que poderão ser registrados assédio sexual, coação de idosos, violência doméstica e perturbação de sossego.
Como funciona
Para registrar a queixa, basta acessar esse link, preencher seus dados, selecionar o tipo de denúncia e relatar o fato como é solicitado. Após a realização do registro, a vítima deve aguardar a validação da queixa, para que se transforme em um boletim de ocorrência.
Assim que o usuário entra no sistema, a Polícia Civil avalia o relato feito pela internet. Caso seja aceito, a pessoa receberá uma notificação de confirmação pelo e-mail. Caso não seja aprovado, o policial que analisou o registro justificará que faltou alguma informação. Assim, solicitará que o usuário registre novo boletim de ocorrência.
Roubos
Coletiva de imprensa explicou novidades da Delegacia Virtual (Foto: Ruan Pablo/DP)
Uma das novidades oferecidas pela SDS é a retomada do boletim de ocorrência virtual para o crime de roubo a transeuntes. Desde Maio deste ano, esse tipo de queixa deixou de ser aceita pela internet. Para tirar a opção do ar, o governo do estado alegou que havia “informações inconsistentes” na plataforma para os usuários.
Também afirmou que, com o conteúdo oferecido, os usuários não respondiam ou respondiam de forma insatisfatória na hora de preencher os campos com os dados corretos. Segundo o governo, esse mecanismo que busca oferecer essa opção ao cidadão de qualquer cidade do estado está recebendo melhorias.
Isso garante mais agilidade, conforto e confiabilidade no registro de ocorrências via internet, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia de polícia. O site também permitirá que a vítima descreva com mais detalhes a ocorrência, respondendo perguntas que costumam ser feitas no registro presencial.
“Observamos a necessidade de atualizações no sistema para fornecermos um serviço tão importante como a Delegacia Virtual, fizemos alguns ajustes necessários e acreditamos que vamos sanar essas falhas e a partir de amanhã, esse serviços estará disponível ao cidadão pernambucano”, explica o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
O serviço está em permanente desenvolvimento, com uma equipe de suporte para que os registros virtuais sejam constantemente atualizados, a fim de garantir uma melhor qualidade de informações registradas.
Veja novos crimes que podem ser registrados pela Delegacia Virtual
Apropriação de bens/rendimentos de pessoa idosa;
Assédio Sexual;
Coação de Idoso a doar, contratar, testar, outorgar procuração;
Constragimento Ilegal por violência doméstica/familiar;
Crimes contra o sentimento religioso e respeito aos mortos;
Deixar de entregar nota fiscal;
Discriminação de Pessoa Idosa;
Induzimento de idoso sem discernimento a outorgar procuração;
Omissão de assistência à pessoa idosa;
Perturbação do sossego/tranquilidade pública;
Perturbação do sossego por violência doméstica/familiar;
Retenção de Documento de Pessoa Idosa;
Roubo;
Roubo a motoneta/ciclomotor até 50cc;
Roubo a outros transportes coletivos;
Roubo a transeunte;
Roubo com restrição da liberdade da vítima;
Roubo em estabelecimento comercial ou de serviços;
Roubo em residências;
Roubo (saída de banco/instituição financeira)
Por Aimé Kirillos - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário