Desde abril de 2023, foram destinadas 15,4 toneladas de papelão, 3,68 toneladas de plásticos e 553 unidades de pallets de materiais que já são beneficiados pela associação. A empresa é uma das principais fornecedoras da cooperativa, garantindo subsídios para que os trabalhadores possuam matéria-prima para beneficiamento de resíduos que anteriormente seriam descartados em aterros, gerando assim trabalho e renda para as famílias.
“Expandir o nosso impacto positivo para a comunidade, criando valor, faz parte da nossa cultura. Acreditamos no somar potências, somente por meio da sinergia com parceiros, clientes e sociedade seremos capazes de gerar transformações efetivas. Para nós é importante poder contribuir para a geração de renda de famílias da região com ações que promovem a circularidade e a preservação do meio ambiente”, ressalta Raquel Leite, Gerente de desenvolvimento social e planejamento da Auren.
Formada após a desativação do lixão municipal, as famílias que viviam da exploração dos materiais reciclados descartados se uniram e formaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Cruz. “São cerca de 10 famílias que atuam na cooperativa, e todas elas antigamente habitavam e tiravam o sustento do antigo lixão da cidade. A partir da desativação, a formalização da associação e com apoio da gestão municipal foi possível a construção de uma unidade de triagem e transbordo de resíduos sólidos para otimizarmos a coleta seletiva. Hoje a unidade recebe os resíduos sólidos gerados no município de Santa Cruz e de empresas instaladas na região”, relata Pedro Júnior, membro do conselho fiscal Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Cruz.
Segundo Pedro Júnior, o material da empresa deu uma alavancada na produção da associação. “Apesar de termos outros fornecedores, grande parte do que recebemos hoje vem da Auren. Isso tem contribuído bastante para a melhoria da renda dos associados, mesmo que os preços do material final, já beneficiado, esteja em patamares baixos”, complementa. Além de contar com doações de empresas da região, o grupo ainda realiza a coleta seletiva no município de Santa Cruz.
Sol do Piauí
Aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2021, as obras para construção do Sol do Piauí, primeiro parque híbrido do País no município de Curral Novo do Piauí (PI), estão em fase final. Com a ativação da usina que combina as fontes solar e eólica, o empreendimento da Auren Energia tem a capacidade inicial para gerar 48,1 MW de energia limpa. Ao todo, são 112.080 módulos fotovoltaicos entre as torres eólicas. O projeto funcionará no modelo de parque associado, onde a subestação de transmissão do Complexo Ventos do Piauí I será compartilhada com a nova usina solar. A energia gerada pelo Sol do Piauí irá complementar a produção eólica, cuja geração é mais intensa no período noturno devido a característica dos ventos na região.
Sobre a Auren Energia
A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.
A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor. Para conhecer mais sobre companhia, acesse: www.aurenenergia.com.br RI: ri.aurenenergia.com.br
Da Infomuts Informação Inteligente para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário