ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 26 de junho de 2021

TURISMO - PERNAMBUCO TEM VOO MAIS PROCURADO DO PAÍS EM 2021


A atividade turística pernambucana dá fortes sinais de recuperação. Além de ampliar em 20% a movimentação de passageiros no mês de maio com relação a abril, o estado foi responsável pela operação do voo mais procurado no Brasil de janeiro a maio deste ano. Segundo análise do portal Aeroin, a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a rota Guarulhos-Recife movimentou 537.318 passageiros em 2021.

No mês de maio, a rota também foi a segunda mais procurada do Brasil, com 108.403 passageiros. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, o quadro é reflexo de um conjunto de fatores. “Existe um movimento muito forte com o estado de São Paulo, servindo para toda a região nordeste. Não há um motivo específico para o resultado, mas sim a junção das políticas adotadas até então. Recife reconhecidamente tem a economia mais movimentada do nordeste, isso associado com o momento de retomada que vivemos e a força do nosso litoral são um conjunto de potencialidades que impulsionaram os números constatados”, comenta.

O secretário também sinaliza que o movimento já era visualizado no estado e agora figura um momento de retomada. “Pernambuco sempre esteve à frente dos outros estados do nordeste nesse quesito. Já vínhamos em uma crescente antes da pandemia e agora os números sinalizam um movimento que poderia ter acontecido ainda em 2020 não fosse a pandemia”, explica Rodrigo Novaes.

Além da boa colocação da frequência Recife-Guarulhos, Pernambuco também alcançou a quarta colocação entre os terminais mais movimentados do país no último mês, com o Aeroporto Internacional dos Guararapes. À frente estão os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília. Só em maio, o aeroporto recifense registrou 481.918 embarques e desembarques. No ranking do Nordeste, Salvador segue na 2ª colocação, contabilizando 268.573 visitantes no mês passado.

“O início de 2021 foi o período mais difícil até então, a expectativa é ainda maior para os próximos meses. Esperamos que entre agosto e setembro, quando chegar a época mais ensolarada, a gente tenha um aumento significativo no número de voos para o estado, junto com a ocupação da rede hoteleira, é importante que esses dois indicadores andem juntos. No momento, a malha nacional está praticamente retomada. Em um segundo momento, também veremos a recuperação da malha internacional aliada aos nossos avanços com a vacinação em larga escala”, acrescenta o secretário do Turismo.

Além do Recife, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, também dá sinais positivos para a retomada segura. Em maio, foi registrado um aumento de 26,97% na movimentação de passageiros comparado com abril. Foram 17.390 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal sertanejo.

Por Iris Costa - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: