A edição 2018 do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste pernambucano, acontecerá este mês sem uma grande polêmica que se anunciava. Trata-se da peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que trazia uma visão atual de Jesus Cristo vivendo como travesti.
Como não seria diferente, a confirmação da peça na programação do evento causou indignação e grande revolta entre a comunidade católica de Garanhuns, a ponto de o prefeito Izaías Régis se manifestar dizendo que não permitiria a exibição do espetáculo. O clamor surtiu efeito. Por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, o Governo de Pernambuco decidiu cancelar a apresentação da peça.
Por meio de nota enviada à imprensa, o Estado justificou:
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, decidiu cancelar a apresentação “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018, diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias. O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais, e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito. estratégicas e nobres que o viabilizam. O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.
Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco
Fonte - Blog do Carlos Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário