ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

EVENTO - PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE PARTICIPOU DO DIA NACIONAL DE URUBUZAR

O Grupo Patrulha Ambiental Itinerante participou do dia Nacional de Urubuzar. O evento que é organizado pela universidade de Lavras – MG e o Instituto de Biologia da UFU em Uberlândia – MG, sendo conduzido pelo grupo da Patrulha Ambiental no domingo (13/11/2016) na cidade de Marcolândia – PI. Iniciado as 07:00 horas, no posto fiscal, sendo abordado um grande número de caminhoneiros e demais condutores de veículos que estão ligados diretamente com a problemática de acidentes envolvendo animais silvestres.

















No período da tarde o trabalho foi desenvolvido na praça do hospital, em Araripina – PE, onde foi divulgado o número de atropelamentos nas estradas brasileiras colocando em risco a fauna selvagem no Brasil, mostrando que cada um pode colaborar com a redução deste impacto utilizando o Sistema Urubu,que é um aplicativo de celular que permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação, protegendo animais silvestres de atropelamentos.























Na semana que antecedeu o evento, o Grupo visitou várias escolas da cidade (públicas e particulares), instituições e empresas convidando-os e conscientizando-os para a importância do aplicativo para proteção da fauna brasileira. 



O Sistema Urubu está disponível gratuitamente para Android e iOS. Seu uso é muito simples, encontrando um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo, a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). São juntados todos os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir atropelamentos.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos tem o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos são os dados e as medidas que podem ser tomadas. Assim cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.
O atropelamento de fauna no Brasil é hoje uma grande ameaça. Cerca de 475 milhões de animais silvestres são mortos todos os anos, ou seja, a cada segundo, mais de 15 mortes.
Pedimos que todos curtam a página e compartilhem em suas redes sociais. 
A ideia é criar um movimento que chame atenção para a questão dos atropelamentos e aumentar o número de usuários do Sistema Urubu.

Fonte - Patrulha Ambiental Itinerante

Nenhum comentário: