ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - CONFIRA DICAS PARA EVITAR ACIDENTES NA MONTAGEM DA ILUMINAÇÃO DE NATAL

Com a chegada das festas de fim de ano, lojas, ruas e residências se enchem com luzes coloridas, que evocam o clima de alegria das festividades. No entanto esse é um momento que as pessoas realizam ligações temporárias de energia que podem trazer riscos se forem improvisadas. Para evitar acidentes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) dá algumas orientações. Confira:

Um dos itens mais comuns nas decorações é o pisca-pisca, que costuma ser aproveitado de um ano para o outro. Por isso, é importante verificar as condições dos fios. Se eles apresentarem ressecamento, rachadura, estiverem rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é mais seguro evitar usá-los e comprar novo material. 

Na hora de escolher um enfeite novo, o consumidor deve observar a procedência e qualidade do produto, dando preferência sempre ao que tiver o certificado do Inmetro. Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações de potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. 

No caso de precisar comprar uma árvore de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida pode evitar maiores estragos caso haja um curto-circuito, como um incêndio. Caso a árvore seja de metal, deve-se evitar o uso de luzes elétricas e pisca, pois podem conduzir energia e provocar choques elétricos. As luzes também não devem estar próximas a enfeites de papel ou cartolina.

A Companhia Elétrica também alerta para a ornamentação do imóvel. Segundo ela, é aconselhável fazer uma revisão nas instalações elétricas, que deve ser feita por um eletricista capacitado. No exterior da casa, o cuidado deve ser redobrado por estar mais vulnerável ao calor e à chuva. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica, gerando um curto circuito. 

A instalação dos enfeites também não deve feita por pessoas com mãos e pés molhados. Outro cuidado é desligar os enfeites das fontes de energia. Tudo só deve ser ligado depois que a montagem estiver concluída. Crianças tendem a querer tocar nos enfeites, que chamam a atenção delas - por isso, é importante desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa.

Do Portal FolhaPE

Nenhum comentário: