ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SAÚDE - ASSISTENTE SOCIAL DO HOSPITAL SANTA MARIA CONCEDE ENTREVISTA NA ARARI FM E ESCLARECE DÚVIDAS DA POPULAÇÃO


A Assistente Social do Hospital Santa Maria, Irmã Fátima, foto acima, esteve na manhã de ontem, terça-feira 18/11, concedendo uma entrevista na Rádio Arari FM, no programa Canal Aberto, apresentado pelo radialista Martinho filho, e esclareceu algumas dúvidas da população. Segundo a irmã, já são 12 anos sem aumento na tabela do SUS, Sistema único de Saúde.

Irmã Fátima disse que o Hospital Santa Maria passa por dificuldades, mas continua atendendo a população e todos que lá procuram. Todos os pacientes internados naquela unidade hospitalar recebem refeição, junto com o acompanhante. O paciente é medicado, faz exames, consome e faz uso de água e energia, além de ter acompanhamento de um profissional pago pelo próprio hospital.

“Os médicos que fazem SUS hoje são guerreiros”, disse a irmã, se referindo ao médico que deixa sua própria clínica com toda estrutura, deixando de ganhar mais para atender aos mais carentes no Santa Maria, principalmente na urgência e emergência, que é um trabalho estressante, complicado e muitas vezes não reconhecido pela maioria dos pacientes que por lá passam.
O SUS está há 12 anos com a mesma tabela e tem pacientes que se internam para tratamento na clínica médica e a verba do SUS não dá para cobrir as despesas. Na maioria dos casos os pacientes precisam de uma tomografia, uma endoscopia, exames laboratoriais e até mesmo uma ultrasonografia, e o hospital precisa fazer, pois o paciente está internado e na maioria das vezes não tem condições, a não ser ali no hospital, que termina bancando as despesas.

Segundo a Irmã, o gasto com o paciente não cobre o valor do que o ministério repassa, atualmente cerca de R$ 100 mil reais, ou seja, um incentivo a contratualização. Ainda segundo a irmã, existem cirurgias que o SUS repassa apenas R$ 40,00 para o médico. “Por isso e muito mais, os médicos são os verdadeiros amigos, guerreiros e parceiros do Hospital Santa Maria”, reiterou a irmã.

São 118 funcionários que compõem hoje o quadro Hospital Santa Maria, mas a unidade hospitalar trabalha com recursos escassos. Por isso são limitados os IHs, o número de internamentos. O SUS é pra todos, mas trabalha de acordo com cotas. 
“O hospital Santa Maria é parceiro dos pobres,” disse a irmã Fátima, citando uma campanha difamatória contra aquela unidade hospitalar idealizada por pessoas mal informadas, mas desde o mês passado estão com os plantões regulares na maternidade com obstetra. “As pessoas podem até procurar um hospital fora, mas se você tiver um infarto, um AVC, será primeiro atendido aqui no hospital” afirmou a irmã.

Veja abaixo o número de atendimentos por pessoa neste ano de 2014 no Hospital Santa Maria, incluindo consultas, cirurgias, partos, urgências, etc.

Janeiro 4.322

Fevereiro 3.245

Março 3.790

Abril 4.127

Maio 4.360

Junho 4.180

Julho 3.547

Agosto 3.531

Setembro 2.900

Outubro 4.290 
A irmã disse ainda que em breve será inaugurada a clínica de hemodiálise e espera que o governo do estado possa implantar num futuro bem próximo a UTI. A entrevista teve a participação da secretária de saúde Glória Beatriz.

Reportagem - Fredson Paiva

Nenhum comentário: