ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BRASIL - CHUVA DE METEOROS LEÔNIDAS PODERÁ SER VISTA A OLHO NU NESTA TERÇA

Um dos eventos astronômicos mais aguardados deste ano acontecerá na madrugada do dia 18 de novembro. Quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leónidas”.

A chuva de meteoros Leônidas acontece na constelação do Leão. Este é um dos eventos astronômicos especiais da primavera de 2014 e que está sendo muito aguardada pelos aficionados por astronomia, porque chega a ser comparado a um espetáculo de fogos de artifício. O fenômeno pode ser observado a olho nu.

A previsão é de, em locais sem poluição luminosa das cidades, a Leonidas produza pelos menos 15 meteoros por hora. Mas especialistas alertam que, pelo histórico de outros anos, esse número pode aumentar para mais de 100 meteoros por hora.

O período de observação desta chuva de meteoros vai de 6 a 30 de novembro, mas é entre os dias 15 e 19 que estará no seu máximo. O fenômeno poderá ser observado em grande parte do centro-sul do Brasil. 

A chuva de estrelas de Leônidas deve o nome à constelação de Leão. Isso porque parecem surgir no céu a partir de um ponto nessa constelação. Esta mesma constelação terá também a visita de Júpiter durante todo o mês. [Da EBC via Observatório Astronómico de Lisboa (OAL)]

Nenhum comentário: