ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 1 de julho de 2008

CULTURA - EXPOSIÇÃO DO SESC LER ARARIPINA TERMINOU ONTEM DIA 30


Dois grandes projetos de artes plásticas perpassam pelas unidades do SESC aqui em Pernambuco, sendo um de grande abrangência nacional, o ARTESESC e outro estadual, O Vias da Arte. Ambos, porém, são “ações voltadas para a apreciação da obra e se processarão, sempre que possível em torno de três eixos:
a contextualização (Inserção no tempo), a leitura da imagem (“o treinamento” do olhar, não como exercício mecânico) e o fazer artístico(através do trabalho de ateliê). A ênfase em cada um deles irá variar de acordo com as características do grupo atendido e as possibilidades da unidade operacional em termos físicos, materiais e humanos.
Ao se configurar o espaço do SESC como um Centro Cultural, certamente estarão sempre presentes a experimentação, a informação e a discussão sobre as questões que permeiam a área de Artes Visuais, estando estes pensamentos inseridos nas ações que regularmente são realizadas.”( Modo Político de Artes Plásticas do Departamento Nacional do Sesc).
As peças em exposição são do Museu de arte popular, da Prefeitura da Cidade do Recife, salvaguarda de um patrimônio dos mais significativos do Nordeste: os saberes e fazeres que transformam em arte, o barro, a madeira, o tecido. Obras que representam as relações humanas, em um lugar, em um contexto histórico, revelando hábitos, costumes, tradições,
os saberes e fazeres dos grupos humanos. Arte que expressa modos de vida: crença, trabalho, brincadeiras, tipos populares, alimentação, vestuário, a religiosidade, como referências para os diversos nordestinos. Acervo representativo dessa diversidade do Nordeste:
Na exposição que terminou ontem dia 30 de junho, promovido pelo SESC LER,onde as artes estavam expostas na Rua Coronel Pedro Cícero, ao lado da antiga lotérica, as pessoas puderam observar peças e artes de cidades como: Salvador, Cachoeira e Maragogipinho(BA), Juazeiro do Norte e Canindé(CE), São Luiz(MA), Olho Dágua das Flores(AL), Valença e Teresina(PI), Estância(SE), Ceará - Mirim, São José do Mipibú, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Natal(RN), Recife, Olinda, Paulista, Caruaru, Jaboatão, Camaragibe, Tracunhaém, Goiana, Águas Belas, Petrolina(PE).
O projeto de exposição itinerante surgiu em 2002, pela necessidade de mostrar a população um acervo composto por 315 peças, representativo da Arte popular do Nordeste, com maior concentração de Pernambuco. Desde então se vem realizando exposições itinerantes em espaços públicos na região metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, onde tem procurado propiciar ao público visitante,
conhecer, compreender e perceber a arte como uma expressão dos modos de viver de um povo, com o sentido de pertencimento a um povo. Em 2008, O MUSEU DE ARTE POPULAR e o SESC continuam a parceria de exposições itinerantes pelas unidades do SESC aqui em Pernambuco, na busca de provocar diálogos sobre a nossa cultura, entre seus visitantes e as obras de arte. Além das visitas espontâneas, as exposições buscam desenvolver uma ação educativa com as escolas, através de um trabalho de mediação desenvolvido pelos monitores com os professores e depois com os alunos.
Assim se busca uma trajetória cultural de dimensão regional, exaltando a cultura pernambucana disponibilizando para os pernambucanos UM PATROMÔNIO AO ALCANCE DE TODOS, através das exposições que serão realizadas neste ano. as peças agora vão para outra cidade e quem não teve a oportunidade de ver de perto, aqui estão algumas fotos.

Nenhum comentário: