ARARIPINA

ARARIPINA

CARTÃO BLOG

CARTÃO BLOG

sábado, 21 de dezembro de 2024

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL REALIZA PALESTRAS COMO O TEMA "IMPACTOS CAUSADOS POR PILHAS, BATERIAS E CELULARES


Uma equipe da Patrulha Ambiental foi convidada e realizou uma palestra na Escola Estadual CETI RAUL SERGIO. Anexo Monte Santo, para alunos da rede estadual 1º ano, 2º ano, 3º ano e turma de controle ambiental e turma de nível médio 9º ano da rede municipal de Simões - Piauí, dia 05/12 e no dia seguinte na Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira na cidade de Araripina – PE.
No distrito de Monte Santo, a organização partiu da Diretora Graciliana Meury e coordenadores Wana Carvalho e Jacilene Araújo e professora do curso técnico de controle Ambiental Eunice Morais.
Já na Escola de referência Josias Inojosa em Araripina o alinhamento da palestra veio pelos professores Cicero leal e Carla Cavalcante e os alunos Tatiany Gonçalves e Lucas Manoel.

As palestras dos integrantes da Patrulha Ambiental envolveram vários assuntos relacionados ao Meio Ambiente, dentre eles, desmatamento, recursos hídricos, crimes ambientais e descarte correto de pilhas, baterias e celulares, que foi o tema principal.
As pilhas e baterias de uso doméstico, como também os celulares, apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição desses geradores químicos são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, níquel, que são extremamente perigosos à saúde humana, sendo que esses matérias, são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.

Não menos importante, existe o problema do descarte desse material em local inapropriado, a contaminação dos lençóis freáticos, rios, solo, que são contaminados por esses metais pesados, prejudicando a agricultura e a hidrografia.
Os palestrantes frisaram que segundo um relatório das Organização das Nações Unidas (ONU), “O lixo eletrônico é o fluxo de resíduos que mais cresce no mundo, com 62 milhões de toneladas geradas em 2022, um aumento de 82% em relação a 2010”.
A equipe da Patrulha Ambiental foi ao evento com dois agentes, o Biólogo Paulo Ramon e o Engenheiro Ambiental Marquel Jacob, que aproveitaram o evento para a doarem mudas de plantas nativas e frutíferas como forma de incentivo ao reflorestamento da região.
O foco principal do evento foi a coleta seletiva de pilhas, baterias e o lixo eletrônico e assuntos ligados a logística reversa, que abriram as discursões sobre a responsabilidade e os desafios dos Municípios, Estado e União, para conciliar crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais, alguns, já escassos em certas regiões do sertão do nosso Estado.
Os palestrantes concluíram a palestra mostrando aos participantes do evento a necessidade gritante de conscientização e responsabilidade das presentes gerações (no caso eles) de um consumo sustentável e harmônico, que possa garantir às futuras gerações uma melhor qualidade de vida.
Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Eunice Morais
Fotos: Tatieny Gonçalves

Nenhum comentário: