As férias escolares começaram para milhares de crianças e adolescentes em todo o Estado. Por isso, é necessário que os pais ou responsáveis redobrem os cuidados para prevenir e evitar acidentes domésticos neste período.
Cuidados na energia
Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. A Neoenergia Pernambuco organizou algumas orientações voltadas à prevenção de situações perigosas.
Na prevenção dos choques elétricos, devem ser utilizados protetores nas tomadas para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade.
Usar o "T" e extensões de maneira definitiva também é perigoso, pois expõe mais a ligação, chamando a atenção dos pequenos, e sobrecarregando as tomadas, podendo causar curtos-circuitos e incêndios.
Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados e desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.
É preciso atenção ao usar equipamentos como a geladeira, para que as crianças não manuseiem com os pés descalços e nem mantenham contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.
A Neoenergia Pernambuco lembra que água e energia não combinam. Nas áreas molhadas, a distribuidora ressalta a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como "fio terra", e do DR (Diferencial Residual), conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).
Com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns durante as férias, é preciso ter cuidados na hora de praticar. A prática deve sempre ocorrer em lugares abertos, sem rede elétrica. O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos.
Outro perigo são as linhas com cerol, que podem danificar os fios e oferecem riscos principalmente aos motociclistas.
Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário