ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

SAÚDE E BEM ESTAR - EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR É CONDIÇÃO IMPORTANTE PARA A LONGIVIDADE


Cada vez mais estudos colocam em evidência que a prática do exercício físico regular é condição importante para uma vida saudável, contribuindo também para a longevidade. A pesquisa foi realizada nas Universidade do Arizona e na Virgínia, ambas nos Estados Unidos. Analisando bancos de dados de estudos relacionados à dieta, exercícios, condicionamento físico e longevidade, eles concluíram que há um ganho maior para a saúde com o condicionamento físico do que com o emagrecimento. Pela minha experiência prática em consultório, percebo que há um casamento perfeito entre exercício físico e o emagrecimento corporal, e essa simbiose deve ser almejada por todos nós.

Ainda, segundo a pesquisa, pessoas obesas e sedentárias que começam a se exercitar podem diminuir o risco de morte prematura em 30% ou mais, mesmo que o peso não mude. Essa melhora coloca esses indivíduos em menor risco de morte precoce do que em pessoas que são consideradas com peso normal, mas fora de forma.

O exercício físico, mesmo que leve, contribui para:

Condicionamento físico

Prevenção de doenças cardiovasculares

Diabetes tipo II

Síndrome dos ovários policísticos

Melhora das sinapses cerebrais

Controla o peso

Melhora o sono

Ou seja, uma atividade física simples, se praticada regularmente, pode prolongar a vida em alguns anos. Em muitas situações, o custo é zero para manter uma atividade física regular. Recife é uma cidade de parques e praças, poderíamos ter espaços mais arborizados, claro, mas, isso não é impedimento para uma sequência de treinos.

É importante você começar aos poucos, não exagere, um passo de cada vez. Coloque mais movimento no seu planejamento diário. Que tal subir mais escadas do que pegar o elevador? É preciso também ter uma orientação médica e do profissional de educação física. Faça aquilo que lhe dê mais prazer, porém, é preciso alinhar o gosto pessoal com a orientação profissional. Movimento é vida! Seja a sua melhor versão.

Por Rafael Coelho - Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: