ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

ARARIPINA - HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA MARIA CHEGA A 100% DE OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI


Nesta quarta-feira (16) a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Santa Maria, que fica em Araripina, no Sertão de Pernambuco, chegou a 100%. Os 20 leitos de alta complexidade disponíveis na unidade estão todos ocupados com pacientes do novo coronavírus.

A ocupação máxima dos leitos gerou apreensão por parte do Instituto Medianeiras da Paz, responsável pela direção da unidade hospitalar. “Nós lidamos com essa situação com muita preocupação. Nós estamos com 20 pacientes de leitos de UTI fazendo tratamento da Covid-19, está 10% ocupado. Na enfermaria, são 40 leitos, 24 estão ocupados. Nossos pacientes vêm regulados pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, atendemos aqui pacientes de todo o Sertão do Araripe e até da Bahia”, explicou a vice-diretora do Instituto Medianeiras da Paz, Irmã Fátima Alencar.




Ainda de acordo com a vice-diretora, a previsão é que dez novos leitos sejam abertos na próxima semana no Hospital e Maternidade Santa Maria. “Abrimos os primeiros dez leitos de UTI no mês de abril. E os outros dez, em junho. E, agora estamos procurando abrir mais dez leitos na próxima semana, para procurar suprir a necessidade da região. Estamos em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para abrir esses dez novos leitos, tendo em vista que os casos da Covid-19 aumentaram muito”, esclareceu Alencar.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina no dia 15 de dezembro, Araripina tem 2.700 casos confirmados da Covid-19, 2.575 recuperados, 79 casos ativos e 46 óbitos.

Fonte - G1/ Petrolina

Nenhum comentário: