ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 19 de julho de 2014

ACESSIBILIDADE - DETRAN-PE DISPONIBILIZA AGENDAMENTO ONLINE EXCLUSIVO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


Os pernambucanos portadores de deficiência e que necessitam realizar Exame Médico e/ou Avaliação Psicológica, como parte dos processos de Habilitação de Condutores, ganham um importante aliado: o agendamento online para atendimento de Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD). O Sistema PPD é autoexplicativo, o que significa que, ao preencher o formulário de agendamento, o cidadão será informado se possui restrições para a realização dos exames ou para entrar com recurso em 1ª instância questionando os pareceres médicos e/ou psicológicos. Para se ter ideia da procura desse serviço no Detran-PE, cerca de 3000 pessoas com deficiência realizaram, no ano passado, exames médicos e quase 500 passaram por avaliação psicológica.

A ferramenta PPD beneficia usuários do Detran-PE em todo o estado. De início, serão cobertas as áreas de maior demanda pelos exames, mas o objetivo é, em breve, ampliar o alcance para todo o Estado. Antes, os interessados só podiam agendar os exames médico e psicológico por telefone e precisavam aguardar para serem informados posteriormente sobre a disponibilidade de dia, hora e local do atendimento. A partir de agora, ao combinar os avanços da informática a levantamentos estatísticos (tomando-se como referência os locais de maior demanda pelos exames), o banco de dados do Detran-PE coloca à disposição de forma contínua, uma lista com dias, horários e locais para atendimento em diferentes regiões do Estado: o portador de deficiência pode, desta forma, escolher o melhor momento de ser atendido.

Questionando os resultados de exames - Além de permitir a marcação dos exames médicos e psicológicos para Habilitação, o sistema PPD permite que as pessoas com deficiência entrem com recurso em 1ª instância junto ao Detran-PE para questionar os resultados tanto do exame médico quanto da avaliação psicológica. Ao entrar com recurso, o usuário poderá também agendar, por meio do site do Detran, atendimento de uma Junta Médica ou Psicológica de 1ª Instância que avaliará o caso.

Conheça a lista dos serviços de Habilitação que requerem a realização de exames médico e psicológico:

EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO FAZER AVALIAÇÃO MÉDICA E/OU PSICOLÓGICA

1ª Habilitação (Exame Médico e Avaliação Psicológica);

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Exame Médico);

Realizar mudança ou Adição de Categoria da CNH (Exame Médico);

Quando o condutor pretende realizar atividade remunerada ao volante (Exame Psicológico);

Periodicidade – Via de regra, a cada cinco anos, os condutores necessitam passar pelo processo de Exame Médico e/ou Avaliação Psicológica. Este prazo cai para três anos quando o condutor tem mais de 65 anos. O médico ou psicólogo perito examinador pode, caso julgue necessário, diminuir o tempo de validade dos exames.

Fonte: Detran/PE

Nenhum comentário: