ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

LIBRAS E BRAILE - FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE ARARIPINA RECEBEM CAPACITAÇÃO


As Secretarias de Ação Social e Educação promoveram um curso de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS e sistemas de leitura em Braille para servidores de ambas as Secretarias em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Quarenta servidores passaram três dias recebendo palestras da equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e do Instituto de Desenvolvimento e Cidadania (IDECI). As palestras mostraram desde a origem das LIBRAS e braille, alfabetização até treinamentos práticos de como se comunicar com pessoas com deficiências auditivas e visuais.

As oficinas são voltadas para os gestores públicos e privados, profissionais e estudantes bem como demais interessados na temática. Além da parte teórica, traz dinâmicas de grupo e vivências inclusivas. São ministradas por profissionais da SEAD, que além da formação acadêmica, trazem em sua bagagem experiências práticas com temas voltados para inclusão social, convivência, acessibilidade, direitos e benefícios, educação inclusiva e empregabilidade.

Os professores da rede municipal de educação tiveram palestras sobre como alfabetizar alunos com estas deficiências e as melhores práticas desenvolvidas objetivando a qualidade no ensino. Já os técnicos da Ação Social também tiveram palestras de fortalecimento de ações de inclusão social.

A equipe de capacitação liderada pela braillista Ana Rosa Aroucha mostrou-se satisfeita por encontrar em Araripina um público interessado e participativo. “Quando chegamos a uma cidade e notamos o interesse dos servidores o curso ganha mais qualidade e dinamismo”, afirmou Ana Rosa. De acordo com a Secretaria de Ação Social, Fernanda Ramos a parceria entre as duas Secretarias e a SEAD é fundamental, pois as oficinas são realizadas na própria cidade.

“Temos uma importante demanda para este tipo de temática, mas não podemos mandar a equipe toda para a capital”, afirmou. Fernanda Ramos reforçou o interesse da Prefeitura Municipal de Araripina em trazer todas as capacitações para a cidade. “A Prefeitura é um parceiro fundamental que não mede esforços para trazer toda e qualquer capacitação para os servidores”, finalizou.

Da ASCOM/PMA - Jorge Possetti/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: