ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de abril de 2012

ATTA - AUTARQUIA DE TRÂNSITO FARÁ PALESTRAS NAS ESCOLAS DE ARARIPINA


A Autarquia de Trânsito e Transporte de Araripina (ATTA) inicia esta semana uma série de palestras educativas que serão realizadas nas escolas públicas do município. As palestras abordam desde a temática de legislação do trânsito, sinalização e responsabilidades dos motoristas e pedestres.

Durante esta semana as escolas da cidade irão receber a equipe da ATTA para a realização da palestra Educação para o Trânsito com qualidade se faz com participação, proferida pelo chefe de registros do 23º Ciretran de Araripina, Bruno Oliveira que também faz parte da Autarquia.

A série de palestras começou dia 16, na escola de Independência às 19h20, seguiu dia 17, para o SESC Ler às 20h e quarta-feira, dia 18 para a escola Luzanira Ramos também às 20h. Haverá uma apresentação institucional da ATTA que tem como objetivo executar a política de governo no que se refere ao planejamento, disciplinamento, controle e fiscalização do trânsito de acordo com a Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997.


De acordo com Bruno Oliveira o público alvo que será atingido nas escolas são os principais envolvidos no trânsito da cidade e que precisam de atividades de conscientização sobre o seu papel no trânsito. “Para um melhor aproveitamento das palestras solicitamos aos diretores dos colégios que incentivem os alunos a escreverem uma redação ou algo parecido sobre a palestra”, afirmou Bruno. “Com isto o aprendizado será mais efetivo e os alunos entenderão melhor a temática do trânsito”, completa.

Esta será a primeira rodada de palestras realizadas pela Autarquia que está em funcionamento a menos de um mês. De acordo com o Presidente da ATTA, Sebastião Arraes é notório os avanços na educação dos envolvidos no trânsito após o funcionamento da ATTA. “Identificamos um aumento na venda de capacetes e no uso dos mesmos pelos passageiros de motocicletas”, comemora. A Autarquia iniciou uma campanha com outdoors e faixas pela cidade levando mensagens de paz e civilidade no trânsito.

ESCOLA INDEPENDÊNCIA RECEBE PALESTRA SOBRE TRÂNSITO REALIZADA PELA ATTA


A Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina (ATTA) realizou ontem, 16, na Escola Independência uma palestra com o tema Educação para o Trânsito com qualidade se faz com participação, proferida pelo Diretor de Trânsito da Autarquia, Bruno Oliveira. Mais de cem alunos assistiram a lições sobre trânsito e primeiros socorros.

O Presidente da ATTA, Sebastião Arraes fez a apresentação institucional da Autarquia, apresentando as diretrizes e obrigações que a Autarquia irá cumprir e alertou para os alunos que eles são agentes fundamentais na melhoria do trânsito em nossa cidade. “As orientações que vocês vão ter nesta palestra serão importantes para quando completarem 18 anos possam tirar a Carteira Nacional de Habilitação conscientes dos deveres como pedestres e condutores”, afirmou.


Na palestra Bruno Oliveira mostrou dados das mortes causadas por acidentes motociclísticos e reproduziu uma reportagem televisiva realizada no começo do ano que mostrou a realidade caótica do trânsito de Araripina no que se refere às motocicletas. Além disto, o Diretor de Trânsito da Autarquia frisou que os trabalhos da ATTA irão se basear na educação, fiscalização e melhoria das vias públicas. “São três pilares importantes para fazer um trânsito seguro que respeite tantos pedestres como motoristas”, declarou.

Convidado pela ATTA para esta palestra, o policial Civil especialista em primeiros socorros e também enfermeiro Jackson Figueiredo falou sobre técnicas de primeiros socorros e mostrou por imagens e vídeos a realidade de acidentes causados principalmente por embriaguez e imprudência. “Temos que passar a realidade para os alunos, não adianta somente mostrar as leis. Para que haja um choque e consequentemente uma conscientização maior temos que mostrar o triste fim daqueles que infelizmente não cumprem as leis”, destacou.


Durante a palestra os alunos, professores e diretores participaram com muitos questionamentos. “Essas indagações sobre o tema nos faz pensar que a melhoria da temática do trânsito passa essencialmente pela educação dos jovens”, encerrou Sebastião Arraes.

Da ASCOM/PMA - Jorge Possetti/Blog do Fredson/Portal Araripina - Fotos - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: