ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 20 de março de 2020

COVID-19 - OMS VOLTA ATRÁS E RETIRA RECOMENDAÇÃO CONTRA USO DE IBUPROFENO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou atrás e retirou a restrição do uso de medicamentos à base de ibuprofeno no tratamento do coronavírus. A conclusão foi tomada após ouvir médicos que tratam pacientes com a doença e consultas a pesquisas científicas desenvolvidas até o momento.

A nota da entidade ressalta que "está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (isto é, ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19". No entanto, afirma que "após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], a OMS não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico".

Apesar do informe, o Ministério da Saúde recomendou, nesta manhã, que outros medicamentos sejam usados contra a Covid-19. No Instagram, a pasta alertou que ‘embora não haja evidências científicas’, por precaução, ‘recomenda a substituição do #ibuprofeno por outros analgésicos

Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los. Paralelamente, as autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da Covid-19. 

As advertências do ministro da Saúde da França, Olivier Veran, no fim de semana, seguiram um estudo recente publicado pela The Lancet na quarta-feira, com a hipótese de que uma enzima estimulada pelo ibuprofeno e outras drogas semelhantes pode facilitar e piorar as infecções por vírus.

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: