ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

AJUSTE - 5,4,3,2,1,1... UM SEGUNDO EXTRA NA CONTAGEM PARA 2017

Como se 2016 não tivesse sido longo o suficiente, o último minuto do ano vai durar um segundo extra para compensar o tempo perdido com a desaceleração da Terra, dizem os cronometristas. 

Países que usam o Tempo Universal Coordenado (UTC) - várias nações da África Ocidental, Grã-Bretanha, Irlanda e Islândia - somarão o segundo intercalar durante a contagem regressiva de meia-noite para 2017, fazendo com que o minuto final do ano tenha 61 segundos de duração. 

Para outros países, o tempo será determinado pelo fuso horário em que vivem, em relação ao UTC. "Este segundo extra, ou segundo intercalar, torna possível alinhar o tempo astronômico, que é irregular e determinado pela rotação da Terra, com o UTC, que é extremamente estável e é determinado por relógios atômicos desde 1967", afirmou o Observatório de Paris em um comunicado. 

O observatório abriga o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), responsável pela sincronização do tempo. "A sequência de datas dos marcadores de segundo do UTC será: 2016 31 de dezembro 23h 59m 59s, 2016 31 de dezembro 23h 59m 60s, 2017 1 de janeiro, 0h 0m 0s", afirma o site do IERS. 

Isto é causado por fatores que incluem as forças gravitacionais da Lua sobre a Terra, que dão origem às marés oceânicas. 

O resultado é que o tempo astronômico - baseado na duração de um dia na Terra - gradualmente fica fora de sincronia com o tempo atômico - que é medido por cerca de 400 relógios atômicos super precisos espalhados pelo mundo.

Quando os segundos intercalares foram introduzidos, em 1972, 10 segundos tiveram de ser adicionados ao UTC, e depois disso 1 segundo passou a ser adicionado a cada cerca de 18 meses, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. 

O último segundo adicionado foi em 30 de junho de 2015.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: