ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 20 de julho de 2015

ARENA PERNAMBUCO - IMPECÁVEL NA DEFESA, MEIO E ATAQUE, SPORT BATE O SÃO PAULO E VOLTA AO G4

O Sport venceu o São Paulo com autoridade na tarde deste domingo (19), na Arena Pernambuco por 2×0 e voltou ao G4 do Brasileirão, com 27 pontos na quarta colocação. As pazes com a vitória foram seladas numa atuação segura no setor defensivo e a dose certa entre cadência e velocidade na hora de atacar. Em nenhum momento o time pernambucano perdeu o controle do jogo. Para coroar, a arena viu seu recorde de público ser quebrado.

Leia Também...





No sistema 3-5-2 o São Paulo tentou adiantar a marcação nos dois lados do campo para evitar a velocidade nos dois setores. Para evitar o sufoco, o Sport ‘espelhou’ o adversário. Rithely recuou para fazer o papel do terceiro zagueiro e os dois laterais avançarem para evitar que os alas são-paulinos jogassem no campo de defesa leonino.

A diferença entre os dois times era na forma de atacar. O Sport tentava usar a velocidade, inclusive com lançamentos atrás dos volantes adversários. O São Paulo até pela formação, buscava os lados do campo, principalmente o esquerdo. O time da casa começou a variar sua transição ofensiva quando Diego Souza começou a fazer a movimentação lateral. Isso permitiu que André trocasse de posição quando o time chegava perto da área.

Ele fez isso uma vez com Samuel Xavier, que conseguiu concluir, mas por cima. Na segunda, numa bela triangulação, saiu o gol. André tocou de calcanhar para Marlone, que cruzou rasteiro. Elber antecipou-se e mandou para as redes aos 33 minutos. O segundo poderia ter saído cinco minutos depois. André foi puxado por Hudson dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Depois mudou de ideia e mandou a falta ser cobrada fora da área. Quando o São Paulo recuperou a bola, Alexandre Pato foi lançado na área sozinho. Danilo Fernandes siu e com a mão esquerda deu um bote certeiro no momento em que era driblado.

Os rubro-negros continuaram com mais presença ofensiva e ainda tiveram um gol anulado, porém corretamente, de André. No último minuto, Elber entrou na área e chutou raspando o travessão.

Como era previsto, Elber não voltou para o segundo tempo. O técnico Eduardo Baptista promoveu a estreia do lateral Ferrugem, que ganhou a função mais ofensiva pelo lado direito do campo. Apesar da alteração, a organização defensiva do Sport não mudou. O time não deu a metade do campo como fez em outras oportunidades que esteve liderando o placar e evitou a pressão.

Coube ao técnico Juan Carlos Osorio mudar a forma do time jogar com a entrada de Luís Fabiano no lugar do zagueiro Édson Silva, voltando ao tradicional 4-4-2. Isso também fez Pato ter mais liberdade para sair da área e criar as jogadas. Apesar de ter conseguido mais posse de bola no setor ofensivo, o Sport conseguiu evitar o passe final correto ao mesmo tempo que chegava com perigo. Aos 14, Marlone cruzou rasteiro e Michel Bastos quase marcou contra.

A nova mudança dos paulistas foi trocar a função de Michel Bastos com a entrada de Reinaldo no lugar de Centurión. Michel foi jogar pelos lados do campo porém quase como atacante. Mas o sistema defensivo do Sport estava muito bem encaixado e não permitiu que as jogadas progredissem. Irritados, Ganso e Luís Fabiano reclamaram da arbitragem e como já estavam amarelados terminaram expulsos. Na reta final, André perdeu um gol feito aos 46 mas se redimiu aos 47 ao servir Ferrugem, que apareceu como centroavante e concluiu para as redes.

RECORDE
Além da festa e grande atuação, o Sport entrou para a história da Arena Pernambuco mais uma vez. Os 41.994 presentes bateram os 41.876 de Alemanha 1×0 EUA, pela terceira fase da Copa do Mundo do ano passado.

O MELHOR
No ataque ou na defesa, Renê foi soberano no jogo deste domingo. Mesmo com o posicionamento mais ofensivo dos alas do São Paulo, o camisa 6 não se furtou no jogo em que igualou a marca do argentino Conca de mais jogos seguidos: 52. Por ironia do destino ele tomou o terceiro amarelo e não chegará aos 53.

FALTA
Aos 36 minutos, Durval acertou o atacante Centurión e cometeu sua primeira falta no Campeonato Brasileiro.

Ficha do jogo:

Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Rodrigo Mancha) e Diego Souza (Régis); Élber (Ferrugem), Marlone e André. Técnico: Eduardo Baptista.

São Paulo: Rogério Ceni; Lucão, Rafael Toloi e Édson Silva (Luís Fabiano); Thiago Mendes (Boschilla), Rodrigo Caio, Hudson, Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Centurión (Reinaldo). Técnico: Juan Carlos Osorio.

Brasileirão (14ª rodada). Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS). Gols: Elber, aos 33 do primeiro tempo. Ferrugem, aos 47 do segundo. Cartões amarelos: Renê. Expulsões: Ganso e Luís Fabiano. Público: 41.994. Renda: 1.254.240.

Do NE10/ Blog do Torcedor

Nenhum comentário: