No dia 06 de maio, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, aconteceu a 106ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (CDS-PE). Na ocasião, estiveram presentes conselheiros/as da sociedade civil, governo e convidados/as. Na pauta, o destaque foi para eleição e posse da nova diretoria para o biênio 2014–2015.
Durante a manhã, os membros da sociedade civil que compõem o CDS puderam fazer uma análise da conjuntura vivenciada pelo conselho nos últimos anos, como também discutir o perfil da representação da sociedade civil para o novo mandato (2014-2015). Na oportunidade, o grupo indicou a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE), com o nome do conselheiro Edésio Medeiros na presidência.
No período da tarde, o presidente Aldo Santos, iniciou a reunião do CDS fazendo uma avaliação da gestão do seu atual mandato, a partir dos avanços e dificuldades enfrentadas. Logo em seguida, os/as conselheiros/as debateram em plenária as questões colocadas e, assim, o representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Francisco Terto, apresentou a indicação da sociedade civil para apreciação dos/as conselheiros/as presentes.
Ainda na parte da tarde, além do nome de Edésio Medeiros, também foi aprovado a indicação do ProRural na vice-presidência, com o nome de Rita Guilherme; e do IPA, na secretaria executiva. Logo após, o presidente Aldo Santos, passou os trabalhos para nova gestão que conduziu a reunião do CDS até o final. “Participamos desse processo com empenho, para que quem assumisse esse papel pudesse continuar contribuindo com este espaço, entendendo a importância do mesmo para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado. Agradecemos a confiança e credibilidade, com o compromisso de fortalecer esse debate em Pernambuco”, afirma a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira.
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável
O CDS-PE é constituído por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil, que se alternam na presidência do conselho, ou seja, um mandato o governo preside, e no outro, a sociedade civil.
O conselho é responsável por promover, avaliar e acompanhar as diretrizes, os objetivos, as metas estaduais e as políticas nacionais, com vistas ao desenvolvimento urbano e rural sustentável, particularmente àquelas direcionadas à reforma agraria, à agricultura familiar, credito fundiário e à redução da pobreza. A ideia é integrar planos, programas e ações no âmbito estadual, municipal e territorial visando sempre o desenvolvimento sustentável de Pernambuco.
Por Mariana Landim – Assessora de Comunicação da ASA-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário