ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FORTES CHUVAS EM ARARIPINA - PREFEITURA TOMA MEDIDAS PARA AMENIZAR EFEITOS


Há muito tempo a cidade de Araripina se recente de uma melhor infraestrutura urbana capaz de garantir tranqüilidade para seus moradores durante todos os períodos do ano. As fortes chuvas caídas na região, voltaram mostrar a fragilidade de nossa rede de esgotamento sanitário e construções irregulares às margens dos riachos e canais. Cada precipitação um “Deus nos acuda”.


Na cidade de Araripina existem vários pontos de calçamento estourado e esgoto quebrado. Na subida da rua Joaquim Alves de Castro, no centro, a água levou parte do calçamento, nem motocicleta passa pelo local. A rede de água, pertencente à Compesa, estourou e os moradores estão sem água. Próximo ao colégio CEA, a força da água estourou o esgoto e abriu enorme cratera no calçamento.


Os moradores das proximidades do canal São Pedro voltaram experimentar a angustia da forte correnteza. Algumas moradias foram tomadas pela correnteza que chegou a levar utensílios das casas mais atingidas.


MEDIDAS OFICIAIS


Assim que tomou conhecimento da situação em Araripina, o prefeito Lula Sampaio acionou as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural e Assistência Social, pedindo um levantamento e atendendo as situações mais urgentes. As máquinas da prefeitura retiraram parte do material que se juntou ao longo dos canais e prejudicaram o escoamento da água.


O secretário adjunto de Infraestrutura, Wilton Pereira já percorreu os lugares mais atingidos e disse que muitos esgotos estouram por não suportarem a pressão da água da chuva que acaba entrando nos ralos e aumentando a pressão da tubulação de esgoto. Ainda, disse o secretário, que algumas pessoas jogam lixo no esgoto e acabam prejudicando o escoamento normal e danifica o saneamento em algum lugar da rede. Além de estourar, ficam entupidos e os dejetos voltando para dentro das residências, gerando o maior transtorno para os moradores. Esses problemas se repetem a cada inverno.


Os distritos também foram afetados com as fortes chuvas e algumas residências estão sob risco de desabar. Já as ladeiras e estradas que foram reconstruídas pela prefeitura através do programa de piçarramento estão resistindo bem as fortes precipitações.

Água da chuva invade residências. Muro do CAPS é levado pela correnteza


As fortes chuvas no município de Araripina deram um grande susto em muitos moradores. A sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que atende pessoas com necessidades especiais, teve o muro totalmente destruído pela água. A correnteza forte destruiu outras muradas e parte das casas próximas mais atingidas.


Por conta dos problemas o CAPS não teve como receber seus pacientes para o atendimento regular. A prefeitura estuda a possibilidade de levar o funcionamento para outro endereço para não prejudicar o tratamento dos pacientes.

Da Assessoria de Comunicação

Fotos - Paulo Elias

Nenhum comentário: